Módulo 2: Movimento diurno dos astros


 Título: Movimento diurno das estrelas em Mauna Kea (Havaí)

Disponível em: www.photoresourcehawaii.com/fotoshowpro/detail.phpAcesso em 19/04/2021.


Resumo


Vários autores da área de Educação em Astronomia analisam que as pessoas não observam o movimento dos astros no céu. Se você é um bom observador celeste deve ter percebido que o Sol, a Lua e as estrelas fazem um movimento diário da região Leste para Oeste. Se olhar com mais calma, você consegue ver alguns planetas a olho nu que também fazem o chamado movimento diurno. Neste módulo iremos aprender sobre este movimento através de vários recursos interessantes. Venha conosco !!!

Sinopse

O Sol é o corpo celeste de mais fácil observação no céu, tanto pelo seu tamanho aparente quanto pelo seu movimento da região Leste para a região Oeste. Durante a história da humanidade as pessoas acreditavam que o Sol gira em torno da Terra.

Realmente as pessoas estavam certas ao acreditarem que o Sol e os demais astros giram em torno da Terra, quando utilizavam como referencial uma Terra fixa. Porém, ao analisarmos com mais detalhes os movimentos diurnos dos astros percebemos que a Terra não tem um local privilegiado no espaço e este planeta gira em torno de sua estrela.

Foi somente após vários séculos, através das observações de Galileu Galilei, que os movimentos celestes começaram a ser desvendados. Galileu observou a existência de luas orbitando Júpiter, a existência de fases em Vênus, crateras na Lua e outras descobertas.

Galileu percebeu que além dos corpos celestes não serem perfeitos, existiam alguns corpos que giravam em torno de outros. As fases de Vênus também deveriam ser causadas pela posição relativa entre o Sol, Vênus e a Terra e estes dois planetas deveriam girar em torno do Sol para a existência das fases de Vênus.

A partir destas e demais observações começamos a entender como ocorre o movimento dos astros no céu. Não podemos esquecer que estamos na Terra, então o movimento que vemos no céu é aparente.

O movimento aparente confunde muitas pessoas e, por isso, é preciso analisarmos este movimento de acordo com vários aspectos e visões diferentes, como simulações computacionais e a observação do movimento diurno dos astros em várias coordenadas e épocas.

Vamos juntos aprender sobre estes e demais conceitos através de nosso Módulo 2, dos nossos recursos e de nossa tarefa que está imperdível. 

Orientações sobre o Módulo 2

Nosso Módulo 2 confirma ainda mais a importância da observação do céu. É através desta observação que começamos a perceber diferenças no movimento das estrelas, do Sol, da Lua e, até mesmo dos planetas. Sendo assim, assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes sobre nosso Módulo 2. 


Live: Movimento diurno dos astros

Nesta live aprendemos sobre o movimento diurno dos astros através de exemplos e simulações computacionais. Foi um momento interessante no qual tivemos a oportunidade de comparar o movimento aparente dos astros em várias regiões e épocas.


 


Tarefa do Módulo 2

Você é bom de memória? Em nossa tarefa você vai precisar pensar um pouco sobre a sombra durante um determinado período em sua casa ou outro local. Pare um pouco para pensar até que lugar existia sombra, de um determinado tamanho e a um certo tempo, no quintal de sua casa, no seu quarto ou em outro local.

Caso queira, pode encontrar uma fotografia de outra época que mostra a sombra neste local e comparar com uma fotografia da atualidade para investigar a diferença na incidência de raios solares. Seja criativo e investigue as causas desta diferença na sombra. 

Depois disso, faça uma publicação em qualquer rede social, crie um vídeo ou um pequeno álbum de fotos, um texto, o que achar melhor explicando como foi esta experiência de observação do movimento da sombra durante um determinado tempo. Depois nos envie o link da publicação nos comentários ao final desta página.

Recursos do Módulo 2


Neste livro Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva apresentam vários conceitos importantes de Astronomia. Sobre o movimento diurno dos astros existe um capítulo muito interessante que pode lhe auxiliar. É o capítulo 04 presente a partir da página 23. 

Apresentação de slides usada em nossa live
Acesse a apresentação usada em nossa live do dia 22/04/2021 sobre o movimento diurno dos astros. Aproveite e clique nos links presentes na apresentação para aprender cada vez mais. 

Movimento diurno dos astros
Maria de Fátima Saraiva, coautora do livro que utilizamos em nosso curso, apresenta detalhes importantes sobre o movimento diurno dos astros por meio desta página. 

Curso de Introdução à Astronomia - Movimento diurno dos astros
Neste vídeo são apresentados detalhes sobre o movimento diurno dos astros que podem auxiliar na compreensão deste fenômeno. 

Movimentos aparentes dos astros
Através desta apresentação de slides podemos compreender melhor o movimento diurno dos astros. 

Postagens dos participantes sobre o Módulo 2


Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 23/06/2021

Para esta tarefa analisei como o Sol bate no [...]


Valéria Alves, Site Astronomia - Valéria Alves, 08/06/2021

No início do ano, especialmente a partir [...]


Flávio Neuenschwander, Perfil no Facebook de Flávio Neuenschwander, 31/05/2021

No decorrer do ano consigo vislumbrar tanto a variação [...]


Gabriel Roberto, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 29/04/2021

Infelizmente não tenho imagens do Sol ou das sombras em [...] 


Willian Marques, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 28/04/2021

Infelizmente não encontrei nenhuma foto recente do mesmo local, [...]


Movimento aparente do Sol

Claudionei Lúcio, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 24/04/2021

Nesse dia o Sol se pôs às 16:50, no movimento aparente [...] 



Movimento aparente do Sol

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 23/04/2021

Teoria Heliocêntrica: O Sol ocupa um dos focos das [...] 



Tarefa Módulo 2

Vanessa Medeiros, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 22/04/2021

Em nossa tarefa você vai precisar pensar um pouco sobre a [...]



Observação dos movimentos diurnos

Emerson Souza, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 21/04/2021

Curso Internacional de Astronomia Básica [...]



Tarefa Módulo 2

Cristiana Haack, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 20/04/2021

Estas fotos foram tiradas no pátio, através da minha casa e foram tiradas no [...]



Um comentário:

Unknown disse...

Se olharmos com calma, conseguiremos ver alguns planetas a olho nu que também fazem o chamado movimento diurno e que nos levará a viajar no espaço.

Tecnologia do Blogger.