Módulo 0: Conhecendo o nosso cMOOC

 


Usuário:  PJMB2017
Adicionado: 09/09/18  Tirada em: 16/06/18  Última atualização: 20/11/19
Tags: astronomia
Licença: All Rights Reserved

Resumo

Iniciamos o nosso curso com uma bela imagem da Via Láctea. Durante a história da humanidade muitas pessoas buscaram respostas para a existência desta mancha no céu. Para a mitologia grega, por exemplo, a mancha se originou do leite derramado dos seios de Hera ao alimentar Hércules. Como chegamos ao conhecimento de que, na verdade, este é um dos braços de nossa galáxia? Para refletir sobre como aprendemos e como o conhecimento é "transferido" para as outras pessoas, neste primeiro módulo vamos estudar o Conectivismo, o conhecimento conectivo e o que são os MOOCs. Além disso, vamos refletir sobre uma das áreas mais avançadas do conhecimento humano, a Astrobiologia, e suas relações com a observação do céu. Vamos nessa?

Sinopse

Muitas teorias da aprendizagem são criadas em busca de respostas sobre as maneiras pelas quais aprendemos. O Behaviorismo, por exemplo, propõe que aprendemos através de estímulos e respostas. Para o Cognitivismo, o aprendizado ocorre através de um processo parecido com o processamento de informações em um computador. A aprendizagem acontece em um processo de inputs, guardados na memória de curto prazo, codificados e depois buscados na memória de longo prazo. Para o Construtivismo as pessoas adquirem conhecimento ao buscarem o entendimento de suas experiências.

Porém, devido ao grande volume de informações da era digital, George Siemens e Stephen Downes acreditam que estas teorias "tradicionais" da aprendizagem não conseguem explicar como aprendemos no atual fluxo de informações. Desse modo, os autores propõem um modelo de aprendizado em rede em que algumas funções de processamento e interpretação do fluxo de conhecimento são realizadas pela rede de aprendizado. Surge assim o Conectivismo, no qual o ato de conhecer não é único do indivíduo, porém é transferido para a rede, permitindo que o indivíduo faça nós relevantes nesta rede, adaptada ao ritmo atual do conhecimento. Para o Conectivismo, o conhecimento é conectado e distribuído e o aprendizado ocorre através das conexões em redes. Stephen Downes contribui para esta teoria através do conhecimento conectivo, que é o conhecimento obtido em conexões entre indivíduos para a existência do conhecimento social. 

George Siemens e Stephen Downes analisaram que, geralmente, os cursos online não priorizam as conexões entre os indivíduos para o aprendizado, sendo cópias das aulas tradicionais nas quais o professor é o detentor do saber. Sendo assim, criaram em 2008 o primeiro curso conectivista, o CCK08. Este modelo de curso é conhecido como Massive Open Online Course - MOOC, Curso Online Aberto e Massivo. Com o passar do tempo, os MOOCs foram divididos em xMOOC (com um formato mais tradicional e promovido por grandes empresas como a Coursera, EdX e Udacity) e cMOOC (com aspectos do Conectivismo, como a abertura, autonomia, diversidade e interatividade).  Nosso objetivo é realizar um curso no formato cMOOC para a aprendizagem de Astronomia Observacional e tivemos como parâmetro o cMOOC E-learning 3.0 de Stephen Downes.

O MOOC EAD foi o primeiro MOOC brasileiro e o primeiro MOOC de Astronomia do Brasil foi o xMOOC Origens da vida no contexto cósmico, desenvolvido pelo professor Rodrigo de Souza que é o entrevistado deste módulo. Não encontramos, até o momento, nenhum cMOOC sobre Astronomia, em especial, sobre Astronomia Observacional. Sendo assim, acreditamos que este curso é o primeiro cMOOC de Astronomia Observacional do Brasil.

Para compreendermos como a aprendizagem ocorre através das conexões entre as pessoas, vamos realizar algumas tarefas iniciais, publicar nossas postagens no Boletim Informativo do curso e nesta página e participar de fóruns, de blogs e de grupos em nosso ambiente virtual. Também solicitamos que participem do grupo do cMOOC no Facebook e usem a hashtag #cmoocastrovisual no Twitter, no Facebook e no Instagram

Para complementar o nosso primeiro módulo iremos refletir sobre a busca por vida no Universo. Para isso, também iremos aprender sobre a Astrobiologia que depende muito da observação do céu e do desenvolvimento da tecnologia.

Abaixo é apresentado um vídeo explicativo sobre este módulo, a conversa com o professor Rodrigo de Souza sobre os MOOCs e os MOOCs de Astronomia e sobre a Astrobiologia, a tarefa da semana, os recursos disponíveis, os fóruns de discussão (se você já respondeu ao primeiro fórum, acesse novamente e comente as postagens dos demais participantes) e as postagens dos participantes referentes à tarefa da semana. 

Orientações sobre o Módulo 0: Conhecendo o nosso cMOOC

Segundo Downes (2012), o objetivo de um curso conectivista é oferecer um ponto de partida por meio de várias coisas para ler, assistir e até brincar para que as pessoas possam aprender. Além disso, as pessoas precisam selecionar o que é mais importante para elas.

Diferente de um curso "tradicional" no qual todos realizam um mesmo percurso de aprendizagem, neste tipo de curso cada pessoa irá aprofundar no tema que achar mais importante para ela mesma e irá aprender junto com os demais realizando atividades que possam aproximar as pessoas.

Desse modo, no vídeo abaixo são apresentadas as principais orientações do Módulo 0, mas não se preocupe. Você não precisa ler todos os recursos disponíveis, busque o que é mais relevante e interessante para você, faça a atividade da semana, divirta-se e aprenda com os demais participantes.


Referências:


Conversa com convidados: O que são os MOOCs e os MOOCs de Astronomia

No dia 12/01/2021, às 19h00 (horário de Brasília) tivemos uma conversa sobre os MOOCs e os MOOCs de Astronomia com o professor mestre Rodrigo de Souza, criador do primeiro MOOC de Astronomia do Brasil. Aproveite para aprender mais sobre os MOOCs e conhecer este tipo de curso que está revolucionando a educação. O link para esta conversa é este: http://www.youtube.com/watch?v=_-FZUDHpcqw



Conversa com convidados: A vida no contexto cósmico

Quando se fala em vida, nossa referência é a vida terrestre que, até o momento, é a única que conhecemos, no entanto, estudos têm demonstrado que a vida pode ser um fenômeno cósmico e não apenas terrestre. Nesta conversa tratamos da origem da vida na Terra, seus extremos e a possibilidade de vida em outros pontos do universo. O nosso convidado foi o professor mestre Rodrigo de Souza que trará informações interessantes sobre a Astrobiologia e a busca por vida no universo. Esta conversa foi realizada na quinta-feira (14/01/2021, às 18h00, horário de Brasília) e o link para esta conversa é este: https://www.youtube.com/watch?v=m_E6bBT_c9w. Caso você não possa participar neste horário, poderá assistir quando puder. 


Encontro com os participantes - Módulo 0

No sábado, 16/01/2021 às 15h00, horário de Brasília, tivemos um encontro com os participantes do curso para conversarmos sobre o Módulo 0. Foi muito importante a participação de todos. O link de nosso encontro é este abaixo: 


Tarefa do Módulo 0: Curiosidades sobre a observação do céu

Em nossa primeira tarefa vamos criar um blog ou site (caso ainda não tenha) e fazer uma publicação sobre alguma curiosidade a respeito da observação do céu. Em "Recursos" são apresentados tutoriais de como criar um blog ou site. Caso você não queira criar um blog ou site, esta publicação pode ser feita em nosso grupo no Facebook: cMOOC Astronomia Visual ou em suas redes sociais usando a nossa hashtag #cmoocastrovisual no Twitter, Facebook ou Instagram.

Após fazer a sua publicação, os participantes enviavam o link para o Boletim Informativo do curso e também ao final desta página do Módulo 0. Você que está participante por este blog, pode enviar o link de sua publicação pelos comentários abaixo.

No vídeo de introdução a este módulo também são apresentadas dicas de como realizar esta tarefa. Veja os materiais do módulo antes de fazer a tarefa, para relacioná-la com os temas estudados.

Este link deve ser o mesmo no qual um visitante poderá acessar sua publicação. No Blogger, por exemplo, clique em sua publicação e depois em "link permanente", copie o link e cole no formulário do Boletim Informativo.

O mais importante nesta tarefa não é simplesmente fazer a publicação e sim acessar as publicações dos demais participantes, comentar abaixo das publicações e conhecer novas ideias e opiniões. Além disso, aproveite o fórum "Minha experiência com o Módulo 0" para explicar como foi a criação do blog/site, ou não, e o que você entendeu sobre os temas estudados nesta semana. Não esqueça de comentar as publicações dos demais participantes no fórum. Se você tiver alguma dúvida deixe nos comentários no blog.


Recursos do Módulo 0

Conectivismo
Na última década muito tem se falado sobre a fluidez do conhecimento e conhecimento distribuído. Especialmente dois autores canadenses George Siemens e Stephen Downes tem se destacado no âmbito desta discussão. Siemens, desenvolveu e fundamentou uma nova teoria de aprendizagem no texto intitulado [...]

Você sabe o que significa a sigla MOOC?
Para quem não sabe, MOOC, do inglês Massive Open Online Course, ou Curso Online Aberto e Massivo é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelo [...]

MOOC: uma alternativa para a democratização do ensino
Ainda considerado um fenômeno recente na área da educação, os MOOCs (Massive Online Open Courses) estão surgindo na web e capacitando milhares de pessoas ao redor do mundo. Porém eles não possuem um padrão definido e [...] 

Qual é a diferença entre xMOOCs e cMOOCs?
Embora cada MOOC tenha sua própria estrutura e estilo exclusivos, os MOOCs geralmente podem ser divididos em 2 categorias: xMOOCs e cMOOCs. [...] "Para traduzir a página original, clique com o botão direito do mouse na tela e depois em Traduzir ou, no dispositivo móvel, clique nos três pontos no canto superior direito e em Traduzir. 

Tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais
Dentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da Internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é [...]

Origens da vida no contexto cósmico
Origens da vida no contexto cósmico é um curso desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com o objetivo de apresentar os mais recentes avanços científicos na compreensão deste intrigante assunto. É um curso com formato [...] 

Ensino de Astronomia por meio de MOOC: Qual o perfil do alunado?
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o perfil médio do alunado do MOOC (massive open online course) "Origens da vida no contexto cósmico", desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia do Instituto de [...]

Astrobiologia: uma ciência emergente
A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica, que procura entender o fenômeno da vida em nosso Universo, não se restringindo apenas à vida na Terra, ou mesmo à vida como a conhecemos. Ela aborda algumas das questões mais [...]

Criar blog grátis: Aprenda como criar um Blogger grátis. Seu Blogspot passo a passo
Crie um blog pessoal ou profissional que combine com seu estilo. Escolha entre diversos modelos fáceis de usar, com layouts flexíveis e centenas de imagens de plano de fundo, ou crie algo novo [...] 

Como criar um site grátis com Google Sites - Aula prática passo a passo - Tutorial Google Sites
Neste vídeo você terá a oportunidade de aprender a criar um site grátis no Google Sites. Aproveite esta oportunidade para criar um site para você e publicar suas contribuições para o nosso curso [...]

Fórum: Vamos nos conhecer?

Caso você ainda não tenha se apresentado neste fórum, pedimos para que se apresente, fale sobre sua experiência ou não com a observação do céu e quais seus objetivos com este curso. Caso queira, pode divulgar algum projeto, rede social ou atividade que desenvolve e que os demais participantes possam conhecer.

Se você já se apresentou neste fórum, volte a ele e comente as publicações dos demais participantes. Não se esqueça que em um curso conectivista as interações entre as pessoas são muito importantes.

Fórum: Minha experiência com o Módulo 0

Neste fórum vamos discutir sobre nossas primeiras experiências neste curso, realizando a tarefa do Módulo 0: criar uma publicação sobre alguma curiosidade a respeito da observação do céu. Além disso, vamos discutir sobre como foi a semana e o que aprendemos sobre o Conectivismo, conhecimento conectivo, MOOCs e Astrobiologia. Aproveite e comente as publicações dos demais participantes.

Postagens do Módulo 0


Antonio Germano, Blog Céus do Centro Oeste, 13/02/2021

Em 1986, era anunciada a passagem do cometa de Halley. O cometa Halley batizado com o nome seu descobridor, Halley que [...]

Flávio Augusto, Site do professor Flávio Neuenschwander, 10/02/2021
Descrito comumente como uma criatura feliz no céu azul de uma bela paisagem infantil ou uma bola gigante de fogo, nosso [...]

Mercúrio, Júpiter, Saturno estarão bem próximos da Lua no dia [...]

Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 09/02/2021
Antigamente não haviam calendário, relógios e satélites de previsão meteorológica. Isso levanta algumas questões. Como os povos [...]

Rafaela Botelho, Site Estudando Física, 09/02/2021
Certamente quando olhamos para o céu uma estrela nos chama atenção, ela parece ser a mais brilhante. Essa estrela é [...]

Valéria Costa, Site Astro e Ciência, 08/02/2021
A constelação de Órion é uma das 88 constelações catalogadas pela [...]

Wesley Martins, Perfil no Facebook de Wesley Martins, 07/02/2021 
A rotação da Lua em torno de seu eixo é sincronizada com seu [...]

Uma cruz formada por estrelas [...]

Larissa Paiva (Larittrix), Instagram Larittrix, 06/02/2021 
Você sabia que a popular obra de Van Gogh (1853-1890) "Noite Estrelada" foi inspirada no deslumbramento do homem perante aos aspectos de [...]

Eliete Santos,Google Docs, 03/02/2021 
O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 km. O Sol contém quase [...]

Plêiades é um aglomerado estelar aberto, conhecido por ser [...]

Uagner Ferreira, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 02/02/2021 
Estou postando essas duas fotos referentes ao módulo 0. Elas [...]

Uagner Ferreira, Instagram de Uagner Ferreira, 01/02/2021 
O planeta Júpiter e a Lua, lado a lado (visão aparente) no [...]

Yuri Melo, Twitter de Yuri Melo , 25/01/2021 
Um fato bem interessantes sobre a observação do céu noturno, sobretudo das[...]

Ademir Júnior, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 24/01/2021 
Após décadas de busca nos domínios mais ínfimos da natureza, físicos realmente encontraram evidências de que os [...]

Sayonara Aparecida, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 18/01/2021 
Figura de um astronauta talhada na fachada norte da Catedral de Salamarca na Espanha. Igreja construída no estilo barroco e [...]

Linney C. K. Piton Pereira, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 18/01/2021 
Bom dia pessoal, estou muito animada com as aprendizagens do curso e como minha atividade do módulo 0 trago uma [...]

Pedro Bento, Blog Astro Arronches, 17/01/2021 
Esta Nossa vizinha é o objeto mais distante visível a olho nu e ao mesmo tempo a grande galáxia espiral mais próxima, situando-se a cerca de [...]

Valéria Barcelos, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 17/01/2021 
Bom dia a todos, segue minha lição do módulo 0 a minha curiosidade é sobre o sol, que é uma estrela e como toda estrela nasce ilumina e [...]

D Alejandro GValderrama, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 17/01/2021 
Uma das perguntas mais frequentes para o ser humano, tem relação com a origem do universo, do sol, planetas e de os [...]

Lorena González, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 17/01/2021 
Recriar o universo com os aromas indicam os componentes abundantes [...]

José Jefferson, Blog Segredos da Astronomia, 17/01/2021 
A luz da estrela mais próxima do Sol, chamada de   Alfa Centauri , leva um pouco mais de quatro anos para chegar até nossos [...]

Nany Casteleira, Instagram, 17/01/2021 
O que você vê quando olha para o céu? Este é o Cruzeiro do Sul, a principal constelação do hemisfério Sul, que marca o verão nesta [...]

Nany Casteleira, Instagram, 17/01/2021 
A Nasa disponibiliza todas as imagens brutas capturadas pela sonda Juno para download. As imagens vem em canais de [...]

Nany Casteleira, Instagram, 17/01/2021 
Seven Sisters ou Subaru (昴) - é um aglomerado aberto, composto por estrelas azuis, jovens e quentes, e em torno dessas estrelas, há uma [...]

Carolina Soares, Telegraph, 17/01/2021 
Gamma Cassiopeiae é uma estrela no centro do distinto asterismo "W" na constelação circumpolar norte de [...]

Iara da Glória, Instagram, 17/01/2021 
Divulgação do perfil no Instagram de Iara da Glória [...]

Iara da Glória, Blog EcoAstroCiências, 16/01/2021 
As estrelas são componentes do universo que para os enamorados servem de atrativos românticos. Talvez devido ao seu pulsar brilhante, de cores diferentes e variações de tamanhos ou distribuições das [...]

Elisa Sesana, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 16/01/2021 
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Especial de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário, [...]

Elisa Sesana, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 16/01/2021 
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Especial de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário, [...]

Elisa Sesana, NASA's HEASARC, 16/01/2021 
Io, uma das luas de Júpiter, encontra-se a 778 milhões de quilômetros do Sol. Com exceção dos lugares com atividade vulcânica, a [...]

Elisa Sesana, Instituto de Física da UFRGS, 16/01/2021 
Já vimos estudamos as propriedades básicas a mais facilmente observáveis das estrelas. Estudamos também como é uma estrela por dentro e que processos ocorrem em seu interior. Vamos nas próximas [...]

Elisa Sesana, Canaltech, 16/01/2021 
A missão Europa Clipper vem sendo anunciada pela NASA há um certo tempo, pois o objetivo é enviar uma sonda à lua Europa, de Júpiter, que é [...]

Elisa Sesana, Revista Pesquisa Fapesp, 16/01/2021 
A queda de um cometa de gelo em um planeta rochoso como a Terra pode ter gerado, num ambiente primitivo, os primeiros aminoácidos, moléculas [...] 

Juliana Nunes, Webnode Astronomia 56, 15/01/2021 
A Nebulosa de Órion é um imenso berçário ativo de estrelas, ou seja, ainda é possível observar estrelas em formação, não só [...]

Francisco Silvério da Silva Júnior, Padlet: Mural das Estrelas! Aprendendo Astronomia, 15/01/2021 
Uma equipe de astrônomos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), liderados por Denilso Camargo, confirmou que [...]

Flávio Mendonça, Site Universo Misterioso Brasileiro, 15/01/2021 
Cruz é uma constelação do hemisfério sul celeste, se parecendo uma cruz, um lado tem 4.2 e o outro 5.4 graus de comprimento, e ocupa uma região de somente sessenta e oito graus quadrados, e cobre apenas [...]

Fábio Bianchi de Moura, Blog Da Alquimia às estrelas, 14/01/2021 
No próximo dia 19 de janeiro de 2021 na minha cidade de Serra no estado do Espírito Santo com latitude de 20 graus e aproximadamente 12 minutos poderá ser visto o Sol passando pelo zênite, conforme simulação no aplicativo [...]

Linney Piton Pereira, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 13/01/2021 
Bom dia pessoal, estou muito animada com as aprendizagens do curso e como minha atividade do módulo 0 trago uma [...]

Emerson Souza, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 13/01/2021 
Bom dia meus colegas do cMOOC, para minha primeira tarefa deste maravilhoso curso, sobre astronomia observacional, vou [...]

Marcos Daniel Longuini, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 12/01/2021 
Nesses meses de verão no Hemisfério Sul, é muito fácil encontrar as 3 Marias. Há pessoas que pensam que ela é uma [...]

Sara Priscila Tomaz Ferreira, Blog Mistérios da Astronomia, 12/01/2021 
Em sua órbita em torno da Terra, épocas há nas quais todo o hemisfério iluminado da Lua visível da Terra: dizemos então que ela está em fase de Lua Cheia. Caso o hemisfério iluminado não possa ser visto da [...]

José Oliveira Pereira, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 12/01/2021 
Achei interessante esta matéria e resolvi compartilhar. Quasares são tipos muito particulares de núcleos de galáxias, são [...] 

Emerson Souza, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 12/01/2021 
Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por matéria eletronicamente degenerada. Uma anã branca é altamente densa: sua massa é comparável com [...]

Gustavo Soares do Vale, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 12/01/2021 
"Dizem que às vezes a realidade é mais estranha que a ficção. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro que no caso dos [...] 

Estefanio Pontes, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 11/01/2021 
Excelente documentário sobre a origem da vida [...]

Vanessa Medeiros, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 11/01/2021 
Meteoro, fenômeno conhecido popularmente como "estrela cadente", ocorre quando fragmentos de material sólido como [...] 

Leandro Moraes, Blog do professor Leandro Moraes, 11/01/2021 
Antes que os colonizadores chegassem às terras brasileiras, os mesmos já admiravam o céu austral nos novos mares que [...]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.