Educação em Astronomia

 


Imagem: Educação em Astronomia

Fonte: Elaborada pelo coordenador da ReCoAstro através do Canva

Resumo:

A Educação em Astronomia é uma oportunidade para que alunos e público, em geral, aprendam Astronomia por meio de diversas atividades interessantes e lúdicas. Nesta página temos a oportunidade de conhecer projetos, atividades e informações importantes sobre esta área. 

Sinopse:


A educação é essencial para que as pessoas aprendam e se encantem pelo conhecimento humano. É a oportunidade para que possamos apresentar aos alunos e demais membros do processo educacional o conhecimento humano adquirido até o momento.
A Educação em Astronomia traz informações e conhecimentos para que as pessoas conheçam sobre a ciência que estuda os fenômenos celestes e também para que todos se aproximem do conhecimento científico, em geral.
A Educação Formal em Astronomia é realizada através de aulas e cronogramas específicos. Também existem avaliações e as atividades obedecem a um currículo. Normalmente nas escolas temos aulas de Astronomia nas disciplinas de Ciências, Geografia e Física.
A Educação Não Formal em Astronomia é um tipo de educação mais flexível, com atividades em vários locais e, em especial, nos espaços não formais, como os planetários, observatórios e museus de ciências.
A Educação Informal em Astronomia ocorre sem intencionalidade, através de conversas com amigos, leituras ocasionais, participação em observações astronômicas diversas, entre outras atividades.
Percebemos que existem várias maneiras para que as pessoas aprendam Astronomia, tanto nas escolas quanto em espaços não formais ou em outros ambientes. 
Vamos conhecer várias atividades que possibilitam às pessoas conhecerem e aprenderem sobre esta ciência. Aproveitem e comentem ao final desta página sobre atividades de Astronomia e o que acharam de nosso conteúdo. 

Live: Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras: uma proposta interdisciplinar no ensino da Astronomia


Live: Astronomia e Astronáutica: compartilhando experiências

Recursos para enriquecer o aprendizado:



Neste módulo trabalhamos com várias lives e recursos relacionados com a Educação em Astronomia, aproveite.


Aprenda várias experiências, atividades e outras contribuições para a prática de professores para o ensino da Astronomia.


É necessário adaptar atividades em tempos de pandemia e o planetário da UFGRS apresenta diversas atividades. Observe neste recurso várias atividades interessantes.

Tarefa do tema:


Como tarefa sobre a Educação em Astronomia faça uma publicação em qualquer rede social explicando sobre o seu aprendizado de Astronomia dentro e fora das escolas. Depois disso, copie o link da publicação e cole nos comentários abaixo. Aproveite e comente a tarefa dos demais participantes. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.