Wednesday, April 9 2025

Módulo 5: Observações de pequenos corpos e do céu profundo

 

Usuário:  Eduardo_Ventura
Adicionado: 15/08/15  Tirada em: 13/08/15  Última atualização: 08/01/18
Tags: night, astrophotography, astrofotografia, milkyway, vialáctea, 2015, noturno, perseidas, meteorshower, perseids, chuvadeestrelas
Licença: All Rights Reserved

Resumo


Nesta semana vamos estudar a observação de pequenos corpos, como os meteoros, meteoritos, meteoroides, asteroides e cometas. Também estudaremos as chuvas de meteoros e a observação do céu profundo. Nosso contexto será a Astronomia Amadora e sua importância para a divulgação e popularização da Astronomia e também para a obtenção de dados astronômicos.

Sinopse


Você já fez um pedido para alguma "estrela cadente"? Já visualizou uma chuva de meteoros? Já observou as belas imagens dos astrofotógrafos? Muitas pessoas são curiosas sobre os fenômenos celestes e investem dinheiro, tempo e dedicação para aprenderem, aperfeiçoarem e até ensinarem sobre o céu. Os astrônomos amadores desempenham um importante papel para o aprendizado da Astronomia.

Diversos astrônomos amadores espalhados pelo globo terrestre também contribuem para a Astronomia profissional através da obtenção de dados astronômicos. Esta aproximação entre os astrônomos amadores e profissionais é importante, principalmente por trazer ao público descobertas astronômicas que eram divulgadas apenas para um pequeno grupo de pessoas.

Durante a história da Astronomia tivemos vários astrônomos amadores que fizeram descobertas incríveis, contribuindo para a Ciência. Dentre eles, podemos citar William Herschel que descobriu o planeta Urano no século XVIII e também catalogou várias estrelas usando um telescópio de sua própria fabricação.

No Brasil, temos vários astrônomos amadores que incentivam as pessoas a observarem o céu e também captam dados relevantes para a comunidade científica. Couto de Magalhães é um destes astrônomos amadores, que possivelmente construiu o primeiro observatório amador do Brasil, entre 1888 e 1889, em São Paulo. Aristóteles Orsini era médico e foi um dos responsáveis pela implantação do Planetário do Ibirapuera. Estes e demais astrônomos amadores contribuem para que mais pessoas se encantem pelo céu.

Além de refletir sobre a importância da Astronomia Amadora, vamos aprender a observar as chuvas de meteoros, as diferenças entre meteoros, meteoritos, meteoroides, asteroides e cometas. Além disso, vamos investigar as belas imagens do céu profundo com o apoio da Astrofotografia. Vamos analisar e, quem sabe, até mesmo participar de projetos da Ciência Cidadã. Desse modo, vamos aprender juntos e não se esqueça de participar dos fóruns de discussão, realizar as tarefas de nosso curso e contribuir com o aprendizado social em rede. 

Orientações sobre o Módulo 5: Observações de pequenos corpos e do céu profundo

Neste módulo estamos estudando sobre a observação de pequenos corpos e também sobre o céu profundo. Nosso contexto é a Astronomia Amadora e teremos várias atividades durante a semana, como a tarefa do módulo, a participação nos fóruns, a pesquisa sobre o curso até o momento para quem ainda não respondeu e participação nas redes sociais. Pedimos que assista o vídeo abaixo com várias orientações sobre o Módulo 5 e tire suas dúvidas nas redes sociais e também pelo e-mail profleandromoraes@hotmail.com.

Caso você queira contribuir com o nosso curso ou com o Canal Astronomia Observacional no Youtube através de uma live, comente no vídeo abaixo ou entre em contato conosco. Vamos juntos aprender cada vez mais através do aprendizado social em rede. O link do vídeo abaixo é este: https://youtu.be/ZaEosGHgzvA.  
         


Conversa com convidados: Vamos falar de telescópios?

Muitas pessoas gostam de observar o céu e possuem interesse em aperfeiçoar estas observações, se tornando astrônomos amadores. Desse modo, necessitam conhecer os tipos de telescópios para a realização destas observações, técnicas observacionais e várias outras características necessárias para que esta atividade seja eficiente e prazerosa. Em nossa conversa de terça-feira, 16/02/2021, às 19h30, horário de Brasília, tivemos novamente a parceria com a equipe do Céu Profundo. Desta vez, nosso convidado Wandeclayt Melo, que é astrônomo amador, astrofotógrafo e divulgador científico irá nos explicar sobre os primeiros passos na Astronomia Amadora, em especial, com a escolha do telescópio para estas observações. Não perca esta oportunidade e lhe convidamos para também seguir o trabalho do Céu Profundo através de suas redes sociais (www.ceuprofundo.com e @ceuprofundo). A live foi transmitida simultaneamente pela Twitch (https://www.twitch.tv/ceuprofundo) e também pelo Youtube, em nosso canal Astronomia Observacional.
A referência a esta live está neste link:



Conversa com convidados: Astronomia Amadora e colaboração no estudo de exoplanetas

A Astronomia Amadora é muito importante para a divulgação e popularização da Astronomia e na obtenção de dados astronômicos. Sendo assim, em nossa conversa de terça-feira, 18/02/2021, às 18h00, horário de Brasília, tivemos a honra de receber o astrofotógrafo, astrônomo amador e colunista sobre Astronomia, José Pedro Gomes Bento de Portugal. Também teremos a honra de receber o astrofotógrafo, astrônomo amador e mestre em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço, Cédric Pereira, de Portugal. Esperamos por todos vocês. Vejam a biografia completa de nossos convidados:

Cédric Pereira sempre foi curioso por natureza. Durante a sua licenciatura em Engenharia Mecatrônica, na Universidade de Évora, Portugal, o interesse pela Astronomia começou a ocupar grande parte da sua vida. Após a licenciatura ingressou na indústria automóvel e, no seu tempo livre, observou e fotografou os vários objetos exóticos que existem no nosso universo. Desde aí, tem vindo a organizar sessões de Astronomia para o público em geral.
Ao fim de 4 anos de trabalho decidiu inverter o rumo da sua vida e abandonar a indústria. Recentemente concluiu o Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço na Universidade de Coimbra, durante o qual colaborou no projeto de detecção de matéria escura Lux-Zeplin através da instituição LIP-Coimbra. Realizou ainda um estágio na Agência Espacial Europeia, de modo a elaborar uma metodologia de detecção e caracterização de asteróides em imagens astronômicas de grande campo. Teve um curto período de transição onde desempenhou tarefas como Engenheiro de Software Aeroespacial e de Defesa na empresa GMV e atualmente está a colaborar com o Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço, onde iniciou recentemente o seu doutoramento.
Algum do seu trabalho como astrónomo amador pode ser consultado em: http://www.cedricpereira.space.

José Pedro Gomes Bento
Nascido a 17 de Junho de 1975.
Formação: 
- Liceu na área humanísticas (filosofia, história e geografia)
- Licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto em Coimbra. 
Atividade laboral:
- Trabalhou como técnico superior na Câmara Municipal de Coimbra. 
- Colaborou em várias instituições de solidariedade social, principalmente centros de acolhimento para crianças. 
- Foi proprietário de um restaurante e de um pequeno snack-bar em Esperança, Arronches. 
- Atualmente é funcionário no Hotel Rural de Santo Antonio onde colabora nos setores da recepção, restaurante e faz sessões de Astronomia observacional para os hóspedes mediante marcação. É também colunista no Jornal Notícias de Arronches desde 2012 onde escreve um artigo sobre Astronomia. 
A Astronomia é uma paixão que começou aos 16 anos por influência de um professor de filosofia que lhe mostrou a constelação de Órion e indicou alguns autores como Carl Sagan. A partir daí não mais parou de ler sobre o assunto e observar o céu. Recentemente começou também a dedicar-se à Astrofotografia. Segundo Pedro, ao nível da Astrofotografia de céu profundo ainda está a dar os primeiros passos.
O link para esta conversa no Youtube é este: https://youtu.be/02HNHkzc5eE.


Encontro com os participantes - Módulo 5

Mais uma vez tivemos um encontro com os participantes de nosso curso. Foi uma importante oportunidade para conversarmos sobre o curso, sobre o Módulo 5 e o que poderíamos fazer para aperfeiçoar nosso curso no último módulo e o que podemos fazer para mantermos nossa rede de aprendizado após o cMOOC Astronomia Visual. Este encontro foi no sábado, 20/02/2021, às 15h00, horário de Brasília. Caso algum participante quisesse participar pelo Google Meet, deveria solicitar o link por e-mail ou mensagem privada. 
O link do Youtube de nosso encontro é este: https://youtu.be/7tLIdVpYwnM.


Tarefa: Ciência Cidadã e a Astronomia

A Ciência Cidadã é uma oportunidade interessante para que as pessoas contribuam com a Ciência e também se aproximem do conhecimento científico. Como estamos estudando sobre a Astronomia Amadora e suas contribuições para a Astronomia e para a sua divulgação e popularização, também iremos analisar vários projetos que permitem ao público colaborar.

Primeiramente você irá escolher um ou mais projetos pertencentes à Ciência Cidadã sobre Astronomia ou outra área que você julgar interessante. Abaixo são apresentados alguns exemplos.

Caso os sites estejam em inglês, faça a tradução clicando com o botão direito do mouse na tela e depois em "Traduzir" ou pelo celular clicando nos três pontinhos no canto superior direito e depois em "Traduzir".









Após escolher um ou mais projetos apresentados acima ou em outras pesquisas que você realizar, busque colaborar ou apenas conhecer este (s) projeto (s).

Em seguida, faça uma publicação em suas redes sociais, blog, site ou em nosso grupo no Facebook explicando sobre a sua pesquisa sobre a Ciência Cidadã, o que achou do (s) projeto (s) que analisou, o que gostaria de realizar para contribuir cada vez mais com a Astronomia ou outras ciências e alguma nova proposta que poderia ser colocada em prática.

Após fazer esta publicação, os participantes enviavam o link para o Boletim Informativo. Caso queira participar, envie seu link nos comentários abaixo.

Não esqueça de comentar nas atividades dos demais participantes.

Recursos do Módulo 5

Antes de pensar em comprar o seu primeiro telescópio – ou mesmo [...]

Entenda as diferenças entre meteoros, meteoritos, cometas e asteroides

Desculpe trazer más notícias, mas estrelas cadentes não [...] 

Asteróides

Asteróides são objetos rochosos e metálicos que orbitam [...]

Conjunções, eclipses e chuvas de meteoros: confira o calendário astronômico de 2021

Lista de fenômenos deste ano ainda conta com superluas e [...]

ExoClock

A agência espacial ARIEL, está pedindo ajuda aos astrônomos amadores para analizar o brilho de algumas estrelas com exoplanetas já conhecidos, com o objetivo de apurar os dados sobre suas órbitas. É analisado o brilho da estrela no momento do trânsito, fazendo fotos durante 3 ou 4 horas e no final as fotos vão permitir fazer um gráfico com a variação no brilho. Isso vai permitir obter dados mais precisos sobre os exo-planetas. Quanto mais dados, mais precisão na informação. Recurso sugerido pelo participante Pedro Bento. [...]

Ciência cidadã: astrofotografia lunar e detecção de meteoros

Há 44 anos, astrônomos profissionais do Observatório Nacional fundaram uma sociedade voltada aos [...]


Ciência cidadã para além da coleta de dados

Nas áreas das ciências naturais e conservação, quando [...]

6º Encontro Paulista de Astronomia - Palestra Engenheiro Andrés de La Plaza

O astrofotógrafo Andrés de la Plaza irá apresentar uma breve resenha sobre os diferentes tipos de telescópios, os princípios ópticos de [...]


Bate-Papo Astronômico com Andrés de La Plaza

O Bate-Papo Astronômico recebeu o astrônomo e astrofotógrafo amador Andrés Esteban de la Plaza, abordando o tema “QUERO UM TELESCÓPIO! E AGORA?”[...]


Mergulhos no Oceano Cósmico

Site do astrofotógrafo e astrônomo amador Cédric Pereira [...]


Detecção de exoplanetas por astrônomos amadores

Antigamente pensava-se que a formação de planetas requeria condições muito especificas que só se poderiam encontrar [...]


Intro Ariel ExoClock

Neste vídeo o astrônomo amador e astrofotógrafo Cédric Pereira nos explica sobre os projetos que [...]


Workshop Exoplanetas

Pequeno Workshop sobre Exoplanetas [...]


A relação com o saber no ensino informal: A Astronomia Amadora como exemplo

A Astronomia Amadora durante muito tempo foi encarada por muitos como [...]


Fórum: Minhas aprendizagens no Módulo 5

É sempre bom aprender e no Módulo 5 acreditamos que não foi diferente. Por isto, neste fórum iremos discutir sobre o que aprendemos durante a semana e o que achamos sobre as conversas com os convidados, tarefa da semana, recursos, interações nas redes sociais e outras informações interessantes. Além de publicar no fórum, comente as publicações dos demais participantes e vamos aprendendo juntos. 


Postagens dos participantes sobre o Módulo 5


Carolina Soares, Adobe Spark, 18/02/2021

O Zooniverse, um portal que hospeda dezenas de projetos [...]


Marketing na Ciência

Rafaela Botelho, Site Física Conectada, 17/02/2021

O marketing têm grande importância nos negócios da maioria [...]


Tarefa do Módulo 5

Emerson Souza, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 16/02/2021

Céu noturno refere-se ao céu visto à [...]


Pesquisa sobre a Astronomia Amadora e sua importância para a Ciência

Emerson Souza, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 15/02/2021

A Astronomia é uma ciência [...]


Atividades práticas e projetos de Ciência Cidadã em Astronomia

Wilson Henrique, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 15/02/2021

Um excelente site para quem quer conhecer mais sobre [...]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.