Simuladores celestes

 


Imagem: Stellarium

Resumo:


Atualmente temos o privilégio de utilizar softwares que simulam o céu em diferentes coordenadas no passado, presente e futuro. É muito importante observarmos o céu a olho nu, mas o apoio destes softwares também é interessante e útil. Nesta publicação vamos aprender sobre vários softwares que simulam o céu. Deixe nos comentários ao final da publicação o que achou do tema e mais softwares que utiliza.

Sinopse:


Imagine na época de Galileu Galileu, Willian Herschel, Tycho Brahe e outros estudiosos do céu se tivessem algum software para simularem o movimento celeste. Porém, estes grandes nomes e vários outros conseguiram façanhas incríveis, como a previsão de fenômenos celestes e entendimentos sobre o funcionamento do espaço.

Sabemos que muitos fenômenos celestes são previsíveis, pois ocorrem em ciclos de algumas horas, dias, meses, anos e até centenas ou milhares de anos como a precessão dos equinócios, por exemplo.

Não podemos esperar todo este tempo para observarmos e estudarmos os fenômenos celestes. Desse modo, durante a história da humanidade, várias teorias e cálculos aperfeiçoaram as previsões e hoje temos softwares que podem nos auxiliar.

Para quem ama observar o céu, é imprescindível conhecer softwares que possam auxiliar na observação e localização de astros, como o Sol, a Lua, os planetas e estrelas e também conhecer as constelações.

Observe nos vídeos abaixo e nos recursos várias informações importantes sobre o uso de softwares que auxiliam na observação do céu. Aproveite e faça a tarefa deste tema. Não se esqueça de comentar nos vídeos e ao final da página o que achou desta publicação.

Vídeo: Como usar o app Sky Map?


Neste vídeo temos a oportunidade de aprender a usar o aplicativo Sky Map. Veja que interessante este aplicativo e os recursos que possui.


Vídeo: Como observar o céu pelo Stellarium Web sem instalação?


O Stellarium é um dos mais famosos softwares de simulação do céu. Porém, nem sempre temos o software instalado em nosso computador ou dispositivo móvel. Por isto, podemos usar sua versão web sem instalações, veja como é fácil:



Live: Sessão de planetário virtual

A equipe do Céu Profundo, em parceria com o curso cMOOC Astronomia Visual, nos proporcionou uma bela sessão de planetário virtual através do Stellarium. Veja e tente simular os recursos utilizados nesta sessão de planetário virtual para que você possa aprender cada vez mais.



Recursos para enriquecer o aprendizado:


Aprenda sobre os astros através deste software muito interessante [...]


Com este software você pode aprender muito mais sobre a Lua [...]


Sky Safari - Aplicativo de Astronomia

Este é mais um software interessante para a simulação do céu [...]


Seja um astronauta em casa: explore todo o Universo com estes apps

A curiosidade e a paixão do homem por entender o Universo não é de hoje. Desde os primórdios, as sociedades [...]


Software Star Walk 2

Através deste software você pode aprender muito mais sobre Astronomia [...] 


Tarefa do tema:

Veja que tarefa interessante que preparamos para você: Acesse algum destes softwares que apresentados e localize no céu, a olho nu, um planeta. Depois de localizá-lo, observe o seu movimento por algum tempo e veja se o seu movimento é diferente das estrelas ou não. 

Após fazer estas observações, faça uma publicação em qualquer rede social explicando sobre o que observou, use os marcadores #recoastro e @recoastro e depois faça um comentário ao final desta publicação explicando sobre a sua experiência e também cole o link da publicação nas redes sociais para que os demais participantes possam ver, comentar e colaborar com suas conclusões.

Use os nossos grupos de WhatsApp, Telegram ou Facebook para tirar dúvidas e compartilhar o que aprendeu e não esqueça de colaborar com o aprendizado social em rede, comentando, compartilhando e curtindo as atividades dos demais participantes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.