Módulo 1: A importância da observação astronômica

 

Título: Stars
Usuário:  SebastianJensen

Adicionado: 25/08/16  Tirada em: 25/08/16  Última atualização: 17/09/20
Latitude: 54.978428&nbsp Longitude: 9.918122
Tags: night, stars, landscape, astrophotography
Licença: All Rights Reserved

Resumo

Nossa semana está imperdível, vamos refletir sobre a importância da observação do céu para os nossos antepassados e para nós, na atualidade. Também iremos aprender a observar o céu a olho nu e com o apoio de vários recursos, como os softwares e aplicativos que auxiliam nesta observação. Iremos nos aventurar pela história da Astronomia e vamos discutir sobre a Astronomia de nossos povos indígenas e de outras culturas. Além disso, vamos aprender vários conceitos importantes sobre a esfera celeste que irão nos auxiliar durante o curso.

Sinopse


Atualmente o ritmo acelerado de nossas vidas e a ausência da prática de admirar o céu influenciam nosso interesse pelo grande laboratório da Astronomia. A poluição luminosa também dificulta a observação do céu. Além disso, a ausência de uma educação em Astronomia, que nos incentive a buscar respostas sobre os fenômenos celestes, desestimula nosso interesse pela observação astronômica. 

Entretanto, quando não existiam as distrações que temos hoje, nossos antepassados observavam o céu com admiração, muitas vezes com medo e inquietação sobre o que seriam aqueles pontinhos brilhantes no céu, o que seria a Lua, os pontinhos que moviam de maneira diferente dos outros e porque o Sol sempre sumia no horizonte e renascia após a escuridão. O mais estranho era quando alguma coisa "roubava" o Sol ou a Lua de nossos antepassados. Imagine o desespero ao observarem um eclipse? O Sol que traz aconchego, calor, vida,..., simplesmente iria embora? O que seria destes povos sem a Lua que "ilumina" a noite? Desse modo, vários mitos, lendas e superstições foram sendo criados.

Muitas vezes até ignoramos a cultura de nossos antepassados ou até mesmo de nossos povos indígenas atuais, sem ao menos observarmos a rica história que podemos aprender juntos, em especial, sobre a observação do céu por estes povos. Desse modo, iremos refletir sobre a História da Astronomia para compreendermos a importância da observação do céu. Além disso, vamos estudar a esfera celeste e as principais constelações do céu noturno e como observá-las. Por isso, vamos juntos explorar nossa rica abóboda celeste, histórias fascinantes, lendas e outras curiosidades sobre a observação astronômica.

Iremos destacar a observação do céu a olho nu e com o auxílio de outros recursos, como a carta celeste, os softwares e aplicativos que simulam o céu noturno. Também teremos várias interações com os participantes por meio das redes sociais para que todos possam aprender juntos a observar o céu.

Sabemos que uma semana não é suficiente para desfrutarmos de todo este tema intrigante, mas como diz Stephen Downes, o cMOOC é um pontapé inicial para aprendermos juntos. Desse modo, não se preocupe com o tempo de uma semana para abordarmos este tema. Se você achar este módulo interessante, continue as discussões nos grupos do WhatsApp, Telegram e Facebook e também em nosso novo fórum História da Astronomia e minha experiência com o Módulo 1. Além disso, fique à vontade para criar um blog ou site e publicar sobre o que você aprendeu durante este módulo nos comentários ao final desta página. 

Além desta pequena sinopse, abaixo é apresentado um vídeo com orientações sobre o Módulo 1, conversas com convidados e com os participantes, a tarefa do Módulo 1, os recursos, fóruns e publicações de nossos participantes. Caso você ainda não tenha realizado a tarefa do Módulo 0, não se preocupe, realize a tarefa, envie nos comentários ao final da página e depois faça as próximas atividades. 

Orientações sobre o Módulo 1: A importância da observação do céu


O objetivo principal de nosso curso é ser um pontapé inicial para aprendermos vários conceitos astronômicos e criarmos uma comunidade de aprendizado. Sendo assim, ao estudarmos o Módulo 1 vamos aprender sobre a observação do céu durante a história da humanidade, sobre como podemos observar o céu a olho nu e com o auxílio de uma carta celeste e softwares que simulam o céu. Além disso, iremos aprender conceitos importantes sobre a esfera celeste e as principais constelações.

Não se preocupe se estiver com pouco tempo para estudar, neste curso você seleciona o que é mais relevante e quando tiver disponibilidade pode retornar aos materiais e apreciá-los com mais tranquilidade.

Abaixo existe um vídeo com as orientações do Módulo 1, pedimos que assista com calma e se tiver dúvidas pode compartilhá-las em nossos fóruns de discussão, nos grupos em redes sociais ou pelo e-mail profleandromoraes@hotmail.com. O link do vídeo é este: https://youtu.be/vkiRfeYHnJ8.



Conversa com convidados: A importância da observação do céu

No dia 19/01/2021, às 19h00, horário de Brasília, tivemos uma conversa bem interessante sobre a importância da observação do céu para a humanidade. Nosso convidado foi o palestrante e professor Paulo Leme, que contribui há várias décadas com a divulgação da Astronomia através de palestras na América Latina e também por meio de aulas, lives e eventos científicos. O link desta conversa é este: https://youtu.be/D01KyMclYJo.
 

Conversa com convidados: Desvendando nossa esfera celeste


No dia 21/01/2021, às 18h00, horário de Brasília, desvendamos nossa esfera celeste em uma conversa com o professor e mestrando Fábio Moura, criador de vários projetos envolvendo Química, jogos de xadrez, Física e Astronomia e está trabalhando uma proposta voltada ao estudo dos Fenômenos Lunares. Fábio também possui o canal no Youtube chamado O Observador do Céu e o blog Da Alquimia às Estrelas. O link desta conversa é este: https://youtu.be/Vt0ZSkrVYNs.



Conversa com convidados: Sessão de planetário virtual


Imagine participar de uma sessão de planetário sem sair de casa? Na sexta-feira (22/01/2021, às 18h00, horário de Brasília) desfrutamos desta atividade muito interessante com o astrônomo amador, astrofotógrafo e divulgador científico Wandeclayt Melo. Nosso convidado também é um dos coordenadores do projeto Céu Profundo (www.ceuprofundo.com e @ceuprofundo). Nesta sessão complementamos os estudos da semana no curso cMOOC Astronomia Visual observando as constelações no céu, planetas e várias curiosidades. Não perca esta oportunidade e convide toda a família e amigos para desfrutarem deste momento muito especial.



Encontro com os participantes - Módulo 1


No sábado, 23/01/2021 às 15h00, horário de Brasília, tivemos o encontro com os participantes sobre o Módulo 1. Os participantes tiveram a oportunidade de participarem pelo Google Meet ou assistirem posteriormente, Youtube pelo link: https://youtu.be/csOf-XLXBfA.



Tarefa do Módulo 1: Desvendando as constelações e o céu noturno


Neste módulo estamos estudando a história da Astronomia e maneiras de observar o céu a olho nu. Desse modo, vamos utilizar uma carta celeste ou um simulador do céu (Stellarium, Skymap,...) e localizar uma constelação visível em nosso hemisfério celeste que nunca observamos seu desenho no céu ou que observamos raramente.

Iremos tentar observar esta constelação no céu durante a semana e depois vamos pesquisar sobre algum mito ou história sobre esta constelação em culturas de nossos povos antepassados (egípcios, gregos,...), povos indígenas atuais ou outros povos. Após esta pesquisa, iremos fazer um pequeno resumo sobre este mito ou história com nossas próprias palavras e publicar no site ou blog que criamos ou no grupo de nosso curso no Facebook ou nas redes sociais usando a hashtag #cmoocastrovisual.

Após fazer esta publicação era necessário enviar o link para o Boletim Informativo de nosso curso e indicar que a publicação é referente ao Módulo 1. Para você que está acessando agora este módulo, pode enviar seus links nos comentários abaixo. Depois de fazer esta atividade, ao final desta página clique nas publicações dos outros participantes, comente e aprenda sobre as constelações que os demais participantes pesquisaram.

Ao final do módulo, participe do fórum História da Astronomia e minha experiência com o Módulo 1 fazendo uma publicação e também comentando nas publicações dos outros participantes. 

Nos recursos existem tutoriais de como utilizar alguns dos principais simuladores do céu, como o Stellarium e o Skymap e, caso tenha dúvidas, veja o exemplo de publicação da tarefa do Módulo 1 ao final desta página. Não esqueça de comentar com os demais participantes sobre esta tarefa para que possamos aprender juntos.


Recursos do Módulo 1


Como observar o céu pelo Stellarium Web sem instalação?

Veja neste vídeo como podemos observar o céu por um simulador muito famoso que é o Stellarium. Normalmente precisamos baixar este programa para simular o céu, porém com [...] 


Como usar o app Sky Map?

Neste vídeo temos a oportunidade de aprender a observar o céu usando um aplicativo muito interessante que é o SkyMap. Aprenda a observar constelações, estrelas, planetas, chuvas de [...]


Stellarium: Aula 1

Neste vídeo são apresentados os primeiros passos para a utilização do Stellarium, através de exemplos práticos e curiosidades sobre o céu [...]


A história da Astronomia no Brasil - Volume 1

Neste livro são apresentados detalhes sobre a história da Astronomia em nosso país. É um livro construído com o apoio de vários autores e é muito importante apreciá-lo [...]


A história da Astronomia no Brasil - Volume 2

Este livro é uma continuação do livro anterior, no qual são apresentados detalhes sobre a história da Astronomia em nosso país. É um livro construído com o apoio de vários autores e é muito importante apreciá-lo [...]


A impressionante Astronomia dos índios brasileiros

O físico e astrônomo Germano Bruno Afonso, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná, é um dos mais premiados cientistas [...]


Foto brasileira de constelação Tupi é destaque em site da NASA

A ‘Foto Astronômica do Dia’ escolhida pela Nasa nesta terça-feira (12) é bastante especial para o Brasil. Além de ser uma [...]


Site do professor Rodolfo Langhi

Neste site o professor Rodolfo Langhi apresenta vários links, textos, vídeos, mapas celestes, notícias astronômicas e muitas outras informações interessantes [...]


Astronomia e Astrofísica

Neste livro Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva apresentam vários conceitos de Astronomia, como a Astronomia antiga, esfera celeste, coordenadas, movimento diurno dos astros e outras informações importantes [...]


Fórum: História da Astronomia e minha experiência com o Módulo 1


Neste fórum iremos publicar sobre alguma passagem da história da Astronomia que achamos interessante e sobre nossa experiência com o Módulo 1: A importância da observação do céu. Em especial, relatando sobre a tarefa do módulo, a participação nas redes sociais, o contato com os outros participantes e o que mais acharmos útil para compartilhar neste fórum. Ao final de nossa publicação, vamos comentar as publicações dos outros participantes neste fórum e aprender cada vez mais. 


Postagens dos participantes sobre o Módulo 1


Constelação da Anta do Norte

Valéria Alves, Blog Astronomia Observacional, 16/02/2021

A Constelação da Anta do Norte é uma constelação indígena brasileira conhecida [...]


Observando o planeta Saturno

Aldo Luiz, Software Stellarium Web, 12/02/2021

Podemos observar vários corpos celestes usando simulações [...]


A Constelação da Tucana

Flávio Augusto, Site do professor Flávio Neuenschwander, 10/02/2021

O Tucano é uma constelação visível no hemisfério sul, com sua [...]


A Constelação do Homem Velho

Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 09/02/2021

Conta o mito indígena que a  Constelação do Homem Velho [...]


A constelação de Pégasus

Rafaela Botelho, Site Física Conectada, 09/02/2021

Pégasus, o Cavalo Alado, é uma constelação do [...]


Constelação de Mosca

Wilson Tatto, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 09/02/2021

Localiza-se no hemisfério sul, trata-se de uma constelação [...]


A Constelação de Órion

Wesley Martins, Facebook de Wesley Martins, 08/02/2021

Órion é uma das chamadas constelações equatoriais, pois [...]


As Três Marias

Eliete Santos, Google Docs, 27/01/2021

As três estrelas que formam o cinturão de Órion. Constelação de [...]


Cultura guineense sobre os fenômenos naturais

Hoquito Quantcham, Canal do Youtube Astronomia Observacional, 20/01/2021

Neste vídeo nosso participante da Guiné-Bissau apresenta várias contribuições de sua cultura sobre os [...]


Constelação: Corvo

Pedro Bento, Blog Astro Arronches, 25/01/2021

Trata-se de uma pequena constelação localizada na zona do equador celeste, pelo que poderá ser observada [...]


A constelação da Ema e a cultura Guarani

Linney Pereira, Facebook Linney Piton Pereira, 24/01/2021

A Constelação da Ema também chamada pelos indígenas da [...]


A matéria escura: O grande mistério do Universo

Flávio Mendonça, Site Universo Misterioso Brasileiro, 23/01/2021

A matéria escura é um dos grandes mistérios do [...]


A constelação de Áries

Francisco Silvério Júnior, Padlet, 22/01/2021 

Áries ocupa a 39a posição entre as 88 constelações modernas e está localizada no hemisfério norte entre Peixes e [...]


Constelação Lúpus (Lobo)

Eneida Pereira, Facebook Eneida Carioca, 21/01/2021 

Pela primeira vez vejo a constelação lúpus (lobo), pequena. Os [...]


Constelação de Escorpião

Eneida Pereira, Instagram Eneida Carioca, 21/01/2021 

Constelação de escorpião perfeita! Logo abaixo constelação do [...]


Antares na constelação de Escorpião

Eneida Pereira, Instagram Eneida Carioca, 21/01/2021 

Localizo Antares, supergigante vermelha que é a estrela mais brilhante da constelação do escorpião; por isso é chamada de [...]


A cultura de Guiné-Bissau e os fenômenos astronômicos e meteorológicos

Hoquito Quantcham, Canal do Youtube Astronomia Observacional, 20/01/2021 

Neste vídeo nosso participante da Guiné-Bissau, Hoquito Quantcham, nos explica aspectos de sua cultura em relação aos [...]


Como medir a altura das estrelas no céu?

Pedro Bento, Canal do Youtube Astronomia Observacional, 20/01/2021 

Neste vídeo nosso participante do cMOOC Pedro Bento de Portugal nos explica o processo para descobrir a altura de uma estrela no [...]


Órion caça com Cão Maior e se esquiva de Escorpião

Elisa Sesana, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 20/01/2021 

Segundo a mitologia grega, o guerreiro Órion caçava com o Cão Maior, que traz no centro de sua coleira a brilhante [...]


Constelação de Órion

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 20/01/2021 

Constelação de Órion Total de estrelas: 81 estrelas Estrelas [...]


Constelação de Touro

Carolina Soares, Telegraph, 20/01/2021 

Sempre gostei de observar o céu, mas de forma leiga não [...]


Para encontrar as Plêiades

Elisa Sesana, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 20/01/2021 

As Plêiades. Traçando-se uma linha quase reta (10º) desde Sírius (na coleira do Cão Maior), passando por [...]


Constelação do Homem velho

Marcos Daniel Longhini, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 19/01/2021 

Vou destacar uma constelação nossa, no sentido de ter sua origem em nossos indígenas: o Homem velho. Penso ser [...]


Constelação de Touro

Vanessa Medeiros, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 19/01/2021 

"A maioria dos povos antigos denotavam o início do ano a partir do aparecimento de uma estrela ou de uma constelação, para que pudessem controlar a [...]


Constelação da Arapuca

Gustavo Soares, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 18/01/2021 

A maioria dos povos antigos denotavam o início do ano a partir do aparecimento de uma estrela ou de uma constelação, para que pudessem controlar a produção [...]


Constelação Cruzeiro do Sul

Emerson de Souza, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 18/01/2021

Boa noite meus irmãos deste maravilhoso universo, a Cruzeiro do Sul, se nós observar com bastante atenção e que não seja na cidade em sim no meio rural poderá ser [...]


Constelação de Aquarius

Estefanio de Pontes, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 18/01/2021 

Sou do signo de Aquários e tinha muita curiosidade quanto a constelação [...]


Constelação do Caranguejo

Leandro Moraes, Blog do professor Leandro Moraes, 17/01/2021 

Na tarefa do Módulo 1 do cMOOC Astronomia Visual fomos desafiados a encontrar uma constelação no céu que nunca observamos seu desenho. Desse modo, fui investigar no Stellarium Web o céu de minha localidade e percebi que [...]


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.