Módulo 6: Sistema solar: origem e principais características

 

  Título: Sistema solar

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htmAcesso em 17/05/2021.


Resumo


Até o momento de nosso curso estudamos o movimento do Sol, da Lua e dos planetas. Porém, o movimento aparente ou não destes astros só é possível graças a milhões e, até mesmo, bilhões de anos de colisões, forças gravitacionais e outros eventos. Neste módulo teremos a oportunidade de conhecer teorias sobre a origem do sistema solar e também aprender sobre as principais características dos astros que constituem este sistema.


Sinopse

Com o avanço do conhecimento humano partimos da observação do nascer e ocaso do Sol, das fases da Lua, eclipses e do movimento dos planetas para teorias sobre a origem destes astros.

Como o ser humano é curioso, diversas hipóteses sobre a origem do sistema solar e de cada planeta foram sendo desenvolvidas durante a história da humanidade. A hipótese nebular é a hipótese mais aceita, na qual o sistema solar teria se originado de uma nebulosa primitiva.

Através da contração inicial, as grandes nuvens de gás ficaram mais afastadas do centro desta nebulosa e metais, minerais e outros elementos "sólidos" se aproximaram do centro desta nebulosa, originando os planetas rochosos, próximos ao Sol e os planetas gasosos mais afastados.

Compreender a dinâmica do sistema solar é importante para que possamos entender a dinâmica de outros sistemas solares que estão sendo descobertos na atualidade, seu exoplanetas e também as possibilidades de vida em outros lugares.

Você é nosso convidado especial para estas reflexões sobre o Sol, os planetas e demais corpos do sistema solar, bem como suas origens e principais características. Deste modo, explore todo o nosso módulo, os recursos, a tarefa, a live da semana e aprenda com os demais participantes.

Orientações sobre o Módulo 6

Como este módulo resgata a origem do sistema solar e as principais características dos corpos celestes que o compõe, é muito importante que os participantes do curso assistam ao vídeo abaixo para tirarem todas as dúvidas sobre o módulo:


Live: Sistema solar: Origem e principais características

Nesta live tivemos a oportunidade de conhecer características importantes do sistema solar e teorias sobre sua origem. Assista a essa live e aproveite todos os recursos disponíveis.


Tarefa do Módulo 6

A partir de uma determinada quantidade de módulos iremos refletir sobre o nosso curso de Astronomia Básica. Sendo assim, a tarefa do Módulo 6 é reflexiva.

Nesta semana nossa tarefa será publicar um pequeno relato, com suas próprias palavras, do que você já aprendeu em nosso curso e do que gostaria de aprender ainda sobre Astronomia Básica.

Ao publicar este pequeno relato utilize fotografias, vídeos, poemas ou outros recursos que desejar e nos envie nos comentários ao final desta página. Não esqueça de comentar as tarefas dos demais participantes.

Recursos do Módulo 6

Neste livro Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva apresentam vários conceitos importantes de Astronomia. No capítulo 14 existem várias explicações relacionadas com o nosso Módulo 6.

Nestes slides teremos a oportunidade de estudar sobre a origem do sistema solar. Aproveite e concilie este conteúdo com o módulo. 

Aprenda sobre a origem dos nomes dos planetas e luas de nossos sistema solar. É muito interessante conhecer sobre estes nomes e as explicações de nossos povos antigos para fenômenos e corpos celestes.

Aprenda sobre cada planeta de nosso sistema solar através destes recursos muito importantes.

Acesse a apresentação de slides utilizada na live Sistema solar: Origem e principais características e aproveite todos os recursos. 



Postagens sobre o Módulo 6

Beatriz Strassacapa, Flávio Neuenschwander, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 22/06/2021 

Eu entrei no curso de Astronomia básica, mas adorei cada [...]


Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 23/06/2021

Tenho feito vários cursos de Astronomia, mas o [...]


Valéria Alves, Site Astronomia Valéria Alves, 17/06/2021

Meu primeiro contato com a Astronomia foi no primeiro [...]


Flávio Neuenschwander, Perfil no Facebook de Flávio Neuenschwander, 10/06/2021

Durante minhas pesquisas e estudos na área científica [...]




Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 04/06/2021

Em busca de novos conhecimentos diante da imensidão [...]



Vanessa Medeiros, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 04/06/2021

Vídeo sobre a tarefa do Módulo 6 [...]



Claudionei Santos, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 21/05/2021

Adorei o curso, aprendi muitas coisas interessantes e [...]




Emerson Souza, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 19/05/2021

Bom dia meus colegas do curso de astronomia internacional [...]


Willian Marques, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 18/05/2021

Um curso maravilhoso de muitos conhecimentos válidos e [...]



Tarefa Módulo 6

Cristina Muller, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 17/05/2021

Aprendi muito nesse curso a distância, principalmente por ser muito [...]

Um comentário:

Anônimo disse...

Como o ser humano é curioso,essa origem me fez viajar diversas hipóteses sobre a origem do sistema solar e de cada planeta foram sendo desenvolvidas durante a história da humanidade. A hipótese nebular é a hipótese mais aceita, na qual o sistema solar teria se originado de uma nebulosa primitiva.

Tecnologia do Blogger.