Módulo 3: Observações do Sol

 


Título: Por do Sol no Guaíba
Usuário:  Contato: Dearaújo
Adicionado: 04/09/09  Tirada em: 29/08/09  Última atualização: 05/10/20
Tags: pordosol, guaiba, portoalegre
Licença: All Rights Reserved
 

Resumo

Nesta semana vamos estudar a observação do Sol e a importância do ensino de conceitos relacionados à nossa estrela. Desse modo, serão estudadas as causas das estações do ano, solstícios, equinócios, analema, duração do dia e da noite em diferentes lugares e outros fenômenos. Além disso, iremos refletir sobre a Educação em Astronomia e seus desafios.

Sinopse

O Sol é a nossa fonte de energia e inspiração para poemas, canções e busca por vida em outros planetas. Isto porque estamos na zona habitável de nossa estrela. Esta distância até o Sol permite uma temperatura agradável para a existência de água no estado líquido e a existência de vida como a conhecemos. Além do fascínio proporcionado pelo Sol em relação à vida, também podemos admirar o Sol do ponto de vista astronômico.

A estrela mais próxima da Terra é o Sol. Desse modo, podemos entender como funcionam as estrelas estudando nossa própria estrela. Também é possível estudar o movimento aparente do Sol, isso mesmo, nós que estamos movimentando em relação ao Sol, porém como estamos na Terra aparentemente é o Sol que se move. Este fenômeno pode ser observado ao estarmos dentro de um veículo e ver as árvores se "movendo" em uma estrada.

Ao observar o Sol no horizonte durante os dias, os povos antigos descobriram que o Sol possui um ciclo, chamado de ciclo das estações. Os solstícios e equinócios possibilitam o início e término das estações do ano. Quem diria que a simples observação do céu no horizonte pudesse originar nossos principais calendários? O calendário juliano, que usamos habitualmente, se origina desta observação do Sol e também das fases da Lua, que originam as semanas. Você sabe como ocorrem as estações do ano? O que são os solstícios e equinócios? O fenômeno chamado analema? Por que o dia e a noite não possuem exatamente 12 horas durante o ano ou em todas as regiões do planeta? Você já ouviu falar do Sol da meia-noite?

Neste módulo teremos a oportunidade de aprender sobre a observação do Sol e de fenômenos relacionados e, ao mesmo tempo, discutir a Educação em Astronomia, através de reflexões sobre a importância desta educação para que as pessoas aprendam as verdadeiras causas dos fenômenos astronômicos.

Orientações sobre o Módulo 3: Observações do Sol

Neste módulo teremos a oportunidade de aprender mais sobre o Sol e seus movimentos aparentes observados por uma pessoa no planeta Terra. Será muito importante sua participação no módulo, lendo o pequeno texto acima destas orientações, assistindo ao vídeo abaixo, realizando a tarefa da semana, muito legal, por sinal, acessando os recursos, participando do fórum e publicando e comentando as publicações dos demais colegas. Desse modo, veja o vídeo abaixo que possui as orientações de nosso módulo e se tiver dúvidas faça suas perguntas em nossos grupos vip, no fórum Tô em dúvida ou enviando um e-mail para
profleandromoraes@hotmail.com. O link do vídeo abaixo é este:



Conversa com convidados: Educação em Astronomia e projetos inovadores

Tivemos a oportunidade de conversar sobre a Educação em Astronomia e projetos inovadores com o professor Marcus Vinícius Silva, coordenador do projeto Alcançando metas e transformando vidas. O professor Marcus apresentou seus projetos e vamos discutir sobre os desafios, conquistas e potencialidades da Educação em Astronomia. Nossa conversa foi na terça-feira, 02/02/2021, às 19h00, horário de Brasília. O link para acessar esta conversa é este: https://youtu.be/j6nHmf9ISHo.



Conversa com convidados: Reflexões sobre a educação em Astronomia no ensino superior do Brasil

Em nossa conversa da quinta-feira, 04/02/2021, às 16h00, horário de Brasília, tivemos a oportunidade de refletir sobre a educação em Astronomia no ensino superior brasileiro. Nosso convidado é o professor doutor Mairton Cavalcante que atua em vários projetos relacionados com o ensino de Física e de Astronomia. O link para a nossa live é este: https://youtu.be/JHNYYq30kP4.


Conversa com convidados: O engatinhar do ensino de Astronomia na educação infantil

A educação infantil é uma fase muito especial em nossas vidas. É nesta etapa que as crianças começam a se encantar (ou não) pelo céu e ações voltadas para o ensino de Astronomia nesta etapa de escolaridade são essenciais. Desse modo, tivemos uma conversa muito importante sobre esta temática com a professora mestra Laura Dummer. Foi um momento de várias reflexões e busca de ações para que nossas crianças aprendam sobre Astronomia. Esta conversa foi na quinta-feira, 04/02/2021, às 18h00, horário de Brasília e o link para acessá-la é este: https://youtu.be/f2B3kT1wZ-k.


Encontro com os participantes - Módulo 3

Mais uma vez conversamos com os participantes de nosso curso para sabermos sobre suas opiniões, dúvidas e sugestões sobre o curso. É muito importante a sua participação para que possamos melhorar nosso curso a cada dia. Nosso encontro sobre o Módulo 3 foi no sábado, 06/02/2021, às 15h00, horário de Brasília e, caso o participante não conseguisse acessar a reunião no Google Meet ou queria assistir posteriormente, o link no Youtube é este: https://youtu.be/LBj_pRH7Tqw.


Tarefa: Criar uma estratégia para ensinar alguma fenômeno relacionado com o Sol

Como estamos discutindo sobre a Educação em Astronomia e o estudo das observações do Sol, é importante compreendermos que não é uma tarefa fácil ensinar Astronomia. Além disso, muitas pessoas possuem dificuldades em aprender conceitos astronômicos e acreditam em conceitos errôneos.

Desse modo, nossa tarefa do módulo 3 será criar uma estratégia para o ensino de algum fenômeno astronômico relacionado com o Sol para uma criança de 8 anos. Este fenômeno pode ser as estações do ano, analema, duração do dia e da noite em vários locais, Sol da meia-noite, ano trópico ou outros fenômenos que são relacionados com o Sol. Pode ser feito um vídeo, desenho, música, o que sua imaginação mandar.

É interessante que você mesmo crie esta estratégia e divulgue em seu blog, site, canal do Youtube ou em nosso grupo no Facebook. Caso prefira, faça sua publicação nas redes sociais e use a hashtag #cmoocastrovisual.

Após fazer a publicação é muito importante que nos envie o link de sua publicação nos comentários abaixo. Vamos ver quanta criatividade nossos participantes possuem para ensinar. 

Recursos do Módulo 3:

Esta é a dissertação de Laura Dummer sobre seu trabalho com alunos da educação infantil [...]


Estado da arte, Astronomia, Educação infantil, Ciências

Este trabalho de pesquisa segue os passos da construção de um estudo denominado "Estado da Arte", refere-se a um método de investigação que se realiza por meio de uma revisão bibliográfica sobre a produção da temática Ensino de Ciências e [...]


O planetário da UNIPAMPA e a divulgação da Ciência na região da campanha sulriograndense

Este trabalho apresenta um estudo sobre a contribuição de um programa de extensão para a divulgação da ciência, desenvolvido na região da campanha sulriograndense e que [...]


Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia

Esta revista apresenta vários trabalhos sobre a Educação em Astronomia que podem auxiliar a nossa compreensão sobre os avanços, desafios e potencialidades deste tipo de educação [...]


Levantamento da produção bibliográfica nacional sobre Educação em Astronomia

O professor Rodolfo Langhi apresenta em seu site um acervo com levantamentos bibliográficos sobre a produção acadêmica nacional relacionada à Educação em Astronomia. Veja que interessante e aproveite para visitar seu site [...]


Site do professor Silvestre

Neste site o professor Roberto Silvestre nos apresenta várias informações, dicas e curiosidades sobre a Astronomia que podem nos auxiliar no aprendizado desta ciência [...]


Estações do ano

Neste vídeo são apresentados detalhes sobre as estações do ano, veja que interessante [...]


ABC da Astronomia

No total de 30 episódios, o ABC da Astronomia apresenta informações interessantes da Astronomia por meio de pequenos vídeos [...]


Espaçonave Terra

Com vários episódios, a Espaçonave Terra conquistou os olhares de várias pessoas em todo o mundo. Caso você ainda não conhece esta séries de vídeos não perca a oportunidade de conhecer e caso você já conheça, revise e se apaixone ainda mais pela Astronomia [...]


Fórum: Meus ensinamentos e o Módulo 3

Neste fórum vamos apresentar nossas contribuições para o curso durante esta semana, principalmente na realização da tarefa do Módulo 3 que é ensinar uma criança de 8 anos sobre algum fenômeno relacionado com o Sol. Também iremos discutir sobre nossos aprendizados e interações durante a semana. Aproveite e comente nas publicações dos demais participantes.


Postagens dos participantes


Iara Glória, Blog EcoAstroCiências, 16/02/2021

No curso cMooc Astronomia Visual, módulo 3, no qual abordamos sobre o Sol foi solicitado criar uma estratégia para o ensino [...]

Observação do Sol

Aldo Luiz, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 15/02/2021

Estas perguntas são elaboradas para crianças de 8 anos [...] 

Eclipse lunar no dia 16 de agosto de 2008 no Pico da Bandeira

Fábio Moura, Blog Da alquimia às estrelas, 14/02/2021

Estas perguntas são elaboradas para crianças de 8 anos [...] 

Astronomia no ensino infantil - Estações do ano

Rafaela Botelho, Site Física Conectada, 10/02/2021 

Qual a origem das quatro estações do ano? Por que elas [...]


Oficina de Astronomia

Marily Orsolon,Padlet Astronomia e Astronáutica, 09/02/2021 

Estratégia para ensinar algum fenômeno relacionado com o Sol [...]


Mancha solar

Iara da Glória,Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 09/02/2021 

As manchas solares são fenômenos temporários que ocorrem no [...]


Como surgiu o Sol?

Flávio Mendonça, Site Universo Misterioso Brasileiro, 09/02/2021 

O sol, no qual é o centro do Sistema Solar e a fonte da energia [...]


Estratégia para observação do solstício de verão

Francisco Júnior, Padlet de Francisco Júnior, 07/02/2021 

Segue uma estratégia para ensino da duração do dia de [...]


Sistema solar: representação em escala com frutas

Elisa Sesana, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual , 06/02/2021 

Para comparar os tamanhos dos planetas usando frutas [...]


Entendendo a rotação e a translação

Elisa Sesana, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual , 06/02/2021 

Representação simples. Acho que dá para substituir a [...]


Estações do ano

Elisa Sesana, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual , 06/02/2021 

Este video não tem atividade mas as animações são [...]


Sol da meia-noite

Carolina Soares, Spark Adobe, 06/02/2021 

A Terra orbita ao redor do Sol num período de 365 dias. Enquanto [...]


Sol

Eneida Pereira, Grupo do Facebook cMOOC Astronomia Visual, 05/02/2021 

Telesc Coletti 115mm, lente 23mm e cel. João Pessoa, [...]


Observando o eclipse solar

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 03/02/2021 

As pessoas localizadas na faixa de observação do eclipse [...]


Observações do Sol

Pedro Bento, Blog AstroArronches, 03/02/2021 

Segundo o "professor" Gaspar (autor da imagem de fundo), "isto são [...]


Atividade referente ao Módulo 3

Eliete Santos,Google Docs, 03/02/2021 

O Fenômeno relacionado ao Sol. Iniciando minha aula com os [...]


Espectroscópio caseiro

Uagner Ferreira dos Santos, Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 02/02/2021 

Esta outra publicação é referente ao módulo 3. Sol é uma estrela que tem 1 392 700 km. O Sol contém quase [...]


Atividade Crianças - Astronomia/Movimento da Terra e Estações

Estefanio Pontes,Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 02/02/2021 

Segue nossa atividade Módulo 3 [...]


Tarefa Módulo 3 - Projeção indireta

Vanessa Medeiros,Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 02/02/2021 

Tarefa módulo 3: criar uma estratégia para o ensino de algum fenômeno relacionado com o Sol. Acredito que há duas coisas que [...]


De onde vem o arco-íris?

Eliete Freire,Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 02/02/2021 

Vídeo referente à atividade 3. Trabalhando com [...] 


Experimento: Como fazer um relógio de Sol

Linney Piton Pereira,Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 01/02/2021 

Boa tarde amigos! Espero que nossa semana seja de muito aprendizado! Acredito que as experiências marcam [...]


Nosso Sol e sua história

Emerson Souza,Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 01/02/2021

Nosso sol, do latim solis, e uma estrela do sistema solar. Outros corpos do sistema solar, como Planetas, planetas anões, asteroides [...]


A morte do Sol

Gustavo Soares do Vale,Grupo cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 01/02/2021 

Boa tarde aos(as) amigos(as) da Astronomia! Espero q tenhamos uma ótima semana. Creio que uma forma adequada de abordar [...]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.