Página Inicial


Seja bem-vindo ao cMOOC Astronomia Visual !!!

É muito gratificante ter você aqui em nosso curso. Iremos aprender juntos sobre a Astronomia Observacional através da aprendizagem social em rede. Neste curso o protagonista é você, que poderá aprender e contribuir de forma ativa em interações com os demais participantes por meio de comentários, publicações e realização das tarefas presentes no curso. 

Nosso curso teve início no 11 de janeiro de 2021. Porém, os participantes que não acessaram o curso desde o início possuem acesso a todo o material. O primeiro recurso de nosso cMOOC é esta Página Inicial.

Também temos o Boletim Informativo, que apresenta as publicações dos participantes sobre o cMOOC em vários ambientes virtuais. Fique a vontade para usar seus ambientes virtuais durante o curso e, caso não tenha, crie um blog ou site e faça publicações sobre o cMOOC. Na plataforma do curso os participantes enviavam o link de suas publicações. Como já fizemos o curso, se você quiser participar também, envie o link das publicações nos comentários ao final das páginas dos módulos.

Pedimos que divulgue o curso para mais pessoas, compartilhando a mensagem que lhe trouxe a este curso em suas redes sociais e e-mail. Utilize a hashtag #cmoocastrovisual no Twitter, no Facebook e no Instagram para divulgá-lo. Durante o curso você pode utilizar esta hashtag para contribuir com nossas discussões. Além disso, participe de nosso grupo no Facebook e conheça novas pessoas.

Sua primeira tarefa é se apresentar no fórum de discussão Vamos nos conhecer? Escreva sobre você, suas expectativas com o curso e o que gostaria de aprender conosco. Como você está acessando o curso agora, pode se apresentar comentando ao final desta página e também em nossos grupos vip. 

Teremos várias metas e conquistas durante o curso, que podem estar disponíveis em tarefas, fóruns, participação em discussões e outras interações. Não esqueça de acessar nosso Cronograma dinâmico e acessar os principais links de nosso curso.

Sua participação será muito importante nos fóruns de discussão, blogs, grupos e redes sociais que auxiliem na compreensão dos temas abordados. Nas conversas com convidados sua presença será essencial ao comentar e participar por meio de suas dúvidas e opiniões. 

Este curso se caracteriza como um cMOOC, que é um curso online baseado nos princípios do Conectivismo. Para Stephen Downes, um dos precursores do Conectivismo, um cMOOC é o pontapé inicial para que as pessoas aprendam juntas vários conceitos e criem comunidades de aprendizado.
 
O vídeo abaixo apresenta mais detalhes de todo o processo de inscrição e acesso ao curso. Este vídeo é apenas ilustrativo, para você conhecer a dinâmica deste curso. Como o curso já ocorreu, não existem mais inscrições. Você pode fazer a sua inscrição na ReCoAstro e aprender em nossa rede. 


Veja no mapa abaixo os detalhes da distribuição geográfica de nossos participantes. Olhe que interessante podermos aprender Astronomia Observacional com pessoas de vários locais. 

Esperamos por você também, venha conosco 😀.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.