Módulo 2: Observações da Lua

 


Título: Lua
Usuário:  Arystene Nicodemo
Adicionado: 26/06/15  Tirada em: 26/06/15  Última atualização: 09/09/15
Tags: moon, lua
Licença: All Rights Reserved
URL do Flickr:  https://www.flickr.com/photos/90040531@N04/18570051833/

Resumo


Neste módulo vamos refletir e aprender sobre a observação da Lua. Desde os primórdios da humanidade a Lua fascina os seres humanos através de sua beleza e mistérios. Várias pessoas nunca tiveram a chance de observar a Lua por meio de um telescópio. Esta é uma das experiências mais importantes e marcantes para muitas pessoas. Imagine ter esta experiência através da observação em um espaço não formal, como o observatório ou centro de ciências? Neste módulo teremos a oportunidade de aprender vários conceitos sobre a Lua e as maneiras de observá-la. Além disso, iremos refletir sobre a importância dos espaços não formais para o aprendizado de Astronomia.

Sinopse


Se você já observou a Lua através de um telescópio, te convido a relembrar este momento. É fascinante perceber que a Lua possui crateras e montanhas que não são visíveis a olho nu. Infelizmente nem todos tem a oportunidade de observar a Lua em um telescópio, por este e demais motivos, os observatórios e demais espaços não formais, como os planetários, museus e centros de ciências, desempenham um papel importante na Astronomia.

Desde crianças ficamos encantados com o fato de que a Lua não cai na Terra. A gravidade faz seu papel muito bem ao "prender" a Lua e a Terra em uma sintonia que já dura bilhões de anos. Mas, o que mais podemos aprender sobre a Lua? 

Neste módulo iremos aprender sobre a observação da Lua, desde a história da observação lunar, até a ocorrência das fases da Lua, dos eclipses e técnicas de observação da Lua a olho nu e pelo telescópio. Na oportunidade iremos aprender sobre os espaços não formais, que desempenham um importante papel para o aprendizado de Astronomia, e a Lua é possivelmente o grande centro de atenções daqueles que visitam estes locais. 

Imagine no século XVII, quando Galileu Galilei observou pela primeira vez as crateras da Lua? O que será que este grande cientista pensou quando viu que nosso satélite natural não é tão perfeito quanto Aristóteles pregava? Como foi a repercussão de que a Lua é cheia de buracos? Não seria um corpo celeste perfeito?

Além da história da observação lunar, também iremos investigar maneiras de fotografá-la com um dispositivo móvel e pelo telescópio. As fases da Lua e os eclipses serão estudados e teremos uma oficina com o uso de softwares que simulam o céu. Por fim, nossa tarefa da semana está imperdível, vamos comparar o aspecto da Lua em vários locais do mundo para descobrirmos se a face e a fase da Lua são as mesmas vistas em todo o planeta ao mesmo tempo. Não perca esta oportunidade e participe do fórum da semana para aprendermos juntos sobre nosso satélite natural.     
             

Orientações sobre o Módulo 2: Observações da Lua


Neste módulo iremos aprender várias curiosidades e conceitos sobre a Lua e as maneiras de observá-la. Desse modo, é muito importante que você leia o Resumo, a Sinopse, estas orientações, participe das conversas com os convidados da semana, faça a oficina sobre o Stellarium participe do fórum de discussão do módulo e também realize a tarefa da semana.

No vídeo abaixo são apresentados detalhes sobre este módulo. Caso continue com dúvidas, pode nos perguntar através dos grupos nas redes sociais ou pelo e-mail profleandromoraes@hotmail.com. O link do vídeo é este: https://youtu.be/vkiRfeYHnJ8.


Conversa com convidados: Atividades não formais de educação em Astronomia e o fascínio pela Lua


Em nossa conversa de terça-feira (26/01/2021, às 19h00, horário de Brasília), conhecemos o trabalho desenvolvido pela Caravana da Ciência da Fundação CECIERJ e do Ciência Móvel da Fiocruz através de uma conversa com o professor e planetarista Bruno Henrique Gonçalves de Oliveira. Nosso convidado é professor de Ciências e Biologia, especialista em pteridófitas pelo JBRJ e atua nesses projetos como planetarista.  Também é tradutor de alemão pelo Institute Goethe. Além de falarmos sobre atividades não formais de educação em Astronomia também vamos discutir sobre o fascínio das pessoas pela Lua. O link do vídeo é este: https://youtu.be/jspFUKuN5tg.



Oficina sobre o uso do Stellarium


Imagine aprender a usar um dos melhores softwares para simular o céu? Na sexta-feira, 29/01/2021, às 18h00, horário de Brasília, tivemos uma oficina sobre o uso do Stellarium. Quem nos presenteou com esta oficina é o astrônomo amador, astrofotógrafo e divulgador científico Wandeclayt Melo. Nosso convidado também é um dos coordenadores do projeto Céu Profundo (www.ceuprofundo.com e @ceuprofundo). Aproveite e já faça o download do Stellarium para seu computador ou para seu dispositivo móvel. Se preferir pode usar o Stellarium Web, sem baixar o programa. Além disso, você pode participar da oficina pelo dispositivo móvel e fazer as simulações pelo computador. Durante a semana iremos enviar o link da oficina em seu e-mail, pela plataforma e por nossas redes  sociais. Não esqueça de fazer a atividade da semana e publicar uma fotografia da Lua em sua localidade para usarmos na oficina. O link para nossa oficina é este: http://twitch.tv/ceuprofundo.

Também salvamos no Youtube esta oficina através do link: https://youtu.be/z07xou3p2tY


Encontro com os participantes - Módulo 2


É muito importante conversarmos com os participantes do curso para que possam aperfeiçoar as atividades do curso, ouvir as opiniões, críticas e sugestões de todos. Pensando assim, tivemos mais um encontro com os participantes do cMOOC no sábado, 30/01/2021, às 15h00, horário de Brasília. 

Caso os participantes não conseguissem acessar a reunião no Google Meet ou queriam assistir posteriormente, poderiam acessar esta conversa ao vivo ou gravada no Youtube pelo link: https://youtu.be/csOf-XLXBfA.



Tarefa do Módulo 2: Fase e face da Lua vistas no globo terrestre


Como ocorrem as fases da Lua? Será que todas as pessoas do planeta observam a mesma fase da Lua ao mesmo tempo? E a face da Lua, será que uma pessoa no Japão vê a mesma face da Lua como as pessoas que moram no Brasil? Na tarefa desta semana iremos desvendar vários mistérios sobre a Lua.
Para isso, siga as orientações:

Acesse e/ou baixe o software Stellarium, caso não queira baixá-lo, use o Stellarium Web (neste vídeo lhe ensino a usá-lo) ou outro software que simule o céu;

Observe a fase da Lua na data e local de sua simulação. Em seguida, simule a fase da Lua para os próximos dias e busque observar a relação das fases da Lua com a semana e o mês;

A fase e a face da Lua são as mesmas observadas em todo o globo terrestre? Para responder a esta pergunta mude as coordenadas no software para outros locais do planeta na mesma data;

É muito importante que tire uma fotografia da Lua durante a semana e anote o local e horário que tirou esta fotografia. Não importa se a imagem não estiver muito nítida, ela será muito útil para a oficina que teremos na sexta-feira, 29/01/2021, às 18h00, horário de Brasília. Caso não consiga tirar a fotografia, dê um print na tela do computador ou celular mostrando a Lua. Faça isso até quarta-feira, 27/01/2021, se possível.

Publique esta fotografia em nosso grupo no Facebook ou em seu blog ou outra rede social usando nossa hashtag #cmoocastrovisual. Nesta publicação tente responder as perguntas feitas nos itens acima. Nos envie os links de sua publicação para divulgarmos nesta página e no Boletim Informativo. Você que está fazendo posteriormente, pode enviar o link pelos comentários abaixo.

Participe, se possível, da oficina sobre o Stellarium que foi realizada pela equipe do projeto Céu Profundo, compartilhe sua experiência e aprenda bastante. Não esqueça de comentar no fórum deste módulo como foi sua atividade e o que aprendeu durante a semana. Aproveite e comente nas publicações dos outros participantes e faça interações em nossas redes sociais.

Mapa colaborativo sobre a Lua

Prezado participante de nosso curso. Todas as publicações que estão sendo enviadas ao nosso Boletim Informativo sobre a tarefa do Módulo 2 (tirar uma foto da Lua durante a semana) estão sendo inseridas no mapa colaborativo abaixo. Caso você ainda não tenha feito a tarefa estamos lhe aguardando para contribuir com o nosso mapa. Não esqueça de inserir sua localização e dia que tirou a fotografia ou deu print no Stellarium ou outro software. Olhe que interessante o nosso mapa colaborativo, clique na imagem abaixo para acessá-lo:


Recursos do Módulo 2


Fase da Lua e libração 2021

Neste recurso temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Lua [...]


Qual a origem da Lua? Quantidade de metal do satélite pode trazer respostas

Cientistas descobriram que a Lua tem mais metais do que estudos anteriores constataram ao longo dos anos. A descoberta [...]


Observações telescópicas de Galileu entre 1609 e 1610

Apesar de existirem controvérsias  sobre quem teria inventado o  telescópio, é absoluto consenso que cabe a Galileu Galilei o crédito de tê-lo imortalizado como [...]


Medindo as dimensões das crateras lunares

A palavra "Lua" é originária de "Luna", criada pelos antigos romanos. Os gregos chamavam esse [...]


Fases da Lua e Eclipse | Óptica Geométrica

Na aula de hoje iremos discutir sobre fases da lua e a formação do eclipse solar e [...]


Como fotografar a Lua com celular !

No episódio de hoje você vai aprender a fotografar a lua com o seu celular! Isso mesmo! juntei [...]


Software Virtual Moon Atlas

Com este software você pode aprender muito mais sobre a Lua [...]


Sky Safari - Aplicativo de Astronomia

Este é mais um software interessante para a simulação do céu [...]


Seja um astronauta em casa: explore todo o Universo com estes apps

A curiosidade e a paixão do homem por entender o Universo não é de hoje. Desde os primórdios, as sociedades [...]


Software Star Walk 2

Através deste software você pode aprender muito mais sobre Astronomia [...]


Fórum: Observações da Lua e minha experiência com o Módulo 2


Neste fórum vamos discutir sobre a tarefa do módulo 2 (descobrir se a fase e a face da Lua são as mesmas em todo o globo terrestre) e vamos buscar respostas sobre a ocorrência dos eclipses, das fases da Lua e de outros fenômenos relacionados com nosso satélite natural. Também vamos discutir sobre nossa semana de estudos, sobre a conversa com convidados e a oficina do Stellarium. Deixe seus comentários e comente as publicações dos demais participantes.


Postagens sobre o Módulo 2


A Lua

Rafaela Botelho, Site Física Conectada, 10/02/2021 

A Lua, o único satélite da Terra e o corpo celeste mais [...]


Observação da Lua em Pato Branco - 10 de fevereiro de 2021

Wilson Tatto, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 10/02/2021 

Visível somente próximo ao nascer do Sol. Utilizando [...]


A Lua cheia em 27/01/2021. Rio de Janeiro

Elisa Sesana, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 06/02/2021 

27/01/2021. Ela. Lua Cheia [...]


A Lua em 27/01/2021. Rio de Janeiro

Elisa Sesana, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 06/02/2021

A Lua em 27/01/2021. Urca, Rio de Janeiro - RJ [...]


Lua

Pedro Bento, Blog AstroArronches, 03/02/2021

Cada fase da Lua é visível na mesma época em todo o planeta, verificando-se apenas a respectiva diferença [...]


Foto da Lua via SkyWalk em Maceió-AL às 21h00

Francisco Silvério, Padlet Mural das Estrelas, 01/02/2021 

A lua sempre nos apresenta a mesma face independente do local em que estamos no Globo. No entanto, [...]


As novas evidências sobre a formação da Lua

Flávio Mendonça, Site Universo Misterioso Brasileiro, 30/01/2021 

A formação da Lua por muito tempo tem sido um mistério para a astronomia, mas novos estudos estão [...]


Tarefa do Módulo 2

Marily Orsolon, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual , 28/01/2021 

Tarefa do módulo 02: tirar uma foto da Lua e postar até [...]


Nosso satélite natural: Lua

Iara da Glória Marcos, Blog EcoAstro, 28/01/2021 

Há satélites lançados pelo homem para o espaço e há os que são formados pela [...]


Lua em Recife - PE

Estefanio Pontes,Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual , 28/01/2021 

Segue minha tarefa do Módulo 2. Foi a [...]


Fase e face da Lua vistas no globo terrestre

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia , 27/01/2021 

A fase e a face da Lua são as mesmas observadas em todo o globo terrestre? [...]


Observações da Lua

Carolina Soares, Telegra.ph, 27/01/2021 

A Lua nosso satélite natural não tem luz própria, mas é iluminada pelo Sol. Quando [...]


Tarefa Módulo 2

Vanessa Medeiros, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual , 27/01/2021 

A atividade solicitava tirar uma fotografia da Lua até a data de hoje. Porém [...]


Lua vista em 3 países no mesmo dia e horário

Eneida Pereira, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual , 26/01/2021 

Módulo 2 Lua, nosso único satélite natural [...] 


Observações da Lua

Emerson Souza, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual , 26/01/2021 

A lua é o nosso satélite e também e o segundo objeto mais brilhante no céu. Umas das características da lua é [...]


O homem e a Lua

Gustavo Soares do Vale, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual , 25/01/2021 

Boa dia aos(as) amigos(as) da Astronomia! Como eu não possuo uma boa câmara no momento para registrar a [...]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.