Módulo 1: Localizações na Astronomia

 


Título: Astrometria e as Coordenadas Astronômicas

Resumo


Para iniciarmos o estudo da Astronomia Básica é preciso conhecer as maneiras pelas quais podemos localizar os astros no céu. Sendo assim, no Módulo 1 iremos aprender sobre os pontos cardeais, coordenadas geográficas e coordenadas astronômicas. Será um módulo muito interessante e desafiador, pronto para começar?

Sinopse

Quando vamos encontrar alguém precisamos de pontos de referência para que a pessoa saiba onde será o encontro. Quanto mais informações claras e precisas forem oferecidas, maiores as chances desta pessoa conseguir chegar ao local desejado.

Na Astronomia também é importante a existência de pontos de referência e regras para a localização. O primeiro método que iremos aprender é a localização por meio dos pontos cardeais. Em seguida, vamos aprender a localização por meio das coordenadas geográficas e, por fim, pelas coordenadas astronômicas.

Para se localizar com os pontos cardeais é preciso estender o braço direito em direção ao nascer do Sol (região Leste). Desse modo, o ponto cardeal Oeste estará na direção do braço esquerdo. Em sua frente estará o Norte e através a região Sul. 

Sabemos que as coordenadas geográficas são resultantes dos paralelos e dos meridianos para a determinação da latitude e da longitude. A Linha do Equador é a faixa da Terra que separa o planeta em duas partes e possui latitude de 0º. Acima desta linha as latitudes são positivas e abaixo negativas, variando de 0º até 90º no hemisfério Norte e 0º até -90º no hemisfério Sul. A longitude possui como referência o Meridiano de Greenwich e são positivas em direção ao hemisfério Leste ou Oriental e negativas ao hemisfério Oeste ou Ocidental. Variam de 0º até 180º ao Leste e 0º a -180º ao Oeste. 

As coordenadas astronômicas estão relacionadas com a posição de um astro no céu e podem ser obtidas através do sistema horizontal, do sistema equatorial celeste ou do sistema equatorial local. 

De início, é importante saber nos localizar para depois começarmos a entender a localização de astros no céu. Esta localização pode ser feita através de cartas celestes ou outros recursos, como softwares, por exemplo.

Durante este módulo leia o Resumo e a Sinopse e depois as orientações, assista aos vídeos e veja os recursos disponíveis. Não esqueça de fazer a tarefa da semana e aprenda cada vez mais conosco.

Orientações sobre o Módulo 1

Neste módulo temos a oportunidade de conhecer várias maneiras de nos localizarmos e também localizar astros no céu. O vídeo abaixo apresenta orientações sobre o nosso módulo e os diversos recursos que temos para aprender e ensinar:


Live: Localizações na Astronomia

Na live da quinta-feira, 15/04/2021, às 19h00, horário de Brasília, aprendemos sobre os principais métodos de localização de astros no céu. Também foram apresentadas maneiras de nos localizarmos e várias curiosidades. Assista esta live e relacione os conhecimentos adquiridos no módulo com a nossa live. Acesse a apresentação de slides da live.


Tarefa do Módulo 1

Em nossa tarefa do Módulo 1 iremos nos comunicar com um visitante fictício de algum lugar do Universo. Sendo assim, é preciso que você explique detalhadamente a sua localização para explicar a sua localização.

Seja criativo, você pode explicar ao nosso visitante a sua localização através de um vídeo, de uma carta, de uma imagem com uma descrição ou o que achar melhor.

Nesta localização utilize os pontos cardeais, coordenadas geográficas e o que mais for útil para a localização. Pode explicar que reside em um aglomerado de galáxias com o nome que os humanos chamam de... perto da galáxia... em um sistema estelar com uma estrela chamada... e no.... planeta deste sistema. Você mora no hemisfério..., que fica na região (Norte, Sul,...) do planeta. Seu país tem o nome de... e fica localizado na região (Oeste, Leste,...). Você mora no estado... localizado na região... do país. Sua cidade está localizada na região... e sua cada na região... da cidade.

Após explicar detalhadamente ao visitante faça uma publicação em qualquer rede social com estas explicações e conte para nós a experiência que teve com esta atividade. As facilidades ou dificuldades em se localizar e também a complexidade em entrar em contato com algum ser de outro lugar, mesmo que fictício. Após realizar a atividade envie a atividade pelos comentários ao final desta página.

Recursos do Módulo 1

Neste livro Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva apresentam vários conceitos importantes de Astronomia. Também existem muitas informações sobre como podemos nos localizar. No capítulo 3 os autores explicam com detalhes sobre os sistemas de coordenadas. 

Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Aprenda de uma vez por todas a se localizar através dos pontos cardeais. Conheça a teoria de aprendizado que usamos em nossos cursos.

Coordenadas geográficas
Neste vídeo são apresentadas explicações sobre as coordenadas geográficas. Observe que também são apresentadas questões da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA. 

Sistema Horizontal de Coordenadas
Aprenda sobre o sistema horizontal de coordenadas, que também é chamado de Sistema de Coordenadas Altazimutal. 


Sistema Equatorial Celeste
Aprenda sobre o sistema equatorial celeste e também sobre a esfera celeste através deste vídeo muito interessante.

Dissertação de mestrado de Leandro Donizete Moraes
No capítulo 2, página 19, desta dissertação são apresentados os sistemas de coordenadas celestes. Aproveite e aprenda cada vez mais. 

Apresentação de slides da live: Localizações na Astronomia
Confira a apresentação de slides disponível na live Localizações na Astronomia e clique nos links para acessar conteúdos interessantes. 


Postagens sobre o Módulo 1


Beatriz Strassacapa, Flávio Neuenschwander, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 22/06/2021 

Explicarei a você minha localização. Eu resido em [...]

Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 22/06/2021

Olá, gostaria de conhecer um planeta bem legal? Então [...]


Flávio Neuenschwander, Perfil no Facebook de Flávio Neuenschwander, 11/06/2021

Saudações querido amigo de terras distantes, te convido a [...]


Valéria Alves, Site Astronomia - Valéria Alves, 05/06/2021

Considerando a informação repassada de que [...]


Módulo 1

Willian Marques, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 20/04/2021

É apresentada uma fotografia sobre a Astronomia [...] 


Gabriel Roberto, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 19/04/2021

Olá amigos do espaço! Estou enviando essa mensagem para [...]


Comunicação com um visitante do espaço

Claudionei Lúcio, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 18/04/2021

Olá amigos do espaço, moro numa galáxia muito distante. Há um [...] 


Tarefa Módulo 1

Vanessa Medeiros, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 17/04/2021

Em nossa tarefa do Módulo 1 iremos nos comunicar com um visitante fictício de algum lugar no [...]


Minha localização no Universo: convite a um amigo distante

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia,16/04/2021

Já que não estamos sozinhos nesse Universo, vamos [...] 


Elisa Sesana, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 14/04/2021

Amigo da Galáxia de Sombreiro, te aguardo ! Não esquece de [...] 


Tarefa do Módulo 1

Cristina Muller, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 14/04/2021

Saudações caro vizinho do espaço, estou enviando a você [...]


Emerson Souza, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 12/04/2021

Esta é minha tarefa do Módulo 1, espero que gostem [...] 

2 comentários:

rosivaldobatista96@gmail.com disse...

Tarefa do módulo 1.
Rosivaldo Batista Silva,
https://m.facebook.com/groups/489212548637648/permalink/783971739161726/

Anônimo disse...

Francisco: esse tema me levou a conhecer melhor sobre a astronomia em volta do espaço.

Tecnologia do Blogger.