Módulo 4: Observações de planetas

 


Título: Júpiter

Usuário:  deliciouscaek
Adicionado: 14/12/12  Tirada em: 15/12/12  Última atualização: 06/08/17
Latitude: 51.632614  Longitude: -1.181488
Tags: jupiter
Licença: All Rights Reserved
 

Resumo

Nesta semana vamos estudar a observação de planetas visíveis a olho nu e por telescópio e a importância da divulgação e popularização da Astronomia. Vamos aproveitar para explorar também os exoplanetas e a história da descoberta de planetas como Netuno e Plutão. Você consegue reconhecer um planeta no céu? Já ouviu falar do movimento retrógrado de Marte? Já viu algum vídeo de divulgação ou popularização sobre este fenômeno? 

Sinopse

Ao observar o céu podemos identificar inúmeros pontos luminosos. Cada um destes pontos representa um corpo celeste (ou algum objeto criado artificialmente). Pode ser uma estrela, um planeta, um satélite artificial e até mesmo um objeto voador não identificado 😬.

Como podemos identificar um planeta entre tantos pontinhos luminosos? Ao observar o céu com calma podemos perceber que alguns pontinhos movem no céu em relação aos outros. Cada astro errante, ou melhor, cada planeta, possui um movimento único no céu. Os povos antigos ficaram admirados com o movimento de Marte, por fazer um "laço", que chamamos de movimento retrógrado. Mercúrio quase não pode ser observado pela sua proximidade com o céu, nos fazendo acordar bem cedinho para lhe observar antes do Sol nascer ou observá-lo a tarde ao anoitecer.

A Estrela D'Alva, ou melhor, o planeta Vênus é a nossa deusa da beleza e do amor, resplandecendo seu brilho atráves do reflexo dos raios solares. Júpiter também é majestoso, muitas vezes gigante no céu noturno, ao admirá-lo pelo telescópio somos presenteados com suas quatro luas galileanas. Saturno, meio alaranjado, possui lindos anéis que podem ser observados com o uso de telescópios.

Além do estudo da observação dos planetas, vamos refletir sobre a importância das atividades de divulgação e popularização da Astronomia. Imagine se não existissem os vários projetos e atividades que despertam o interesse das pessoas pelo céu? Apenas a educação formal daria conta de encantar as pessoas com o estudo da Astronomia?

Neste módulo iremos aprofundar nossos conhecimentos sobre os planetas e as maneiras de observá-los. Para isso, use os recursos disponíveis para aprender e ensinar sobre os planetas e também a conhecer projetos e atividades sobre divulgação e popularização da Astronomia.

Orientações sobre o Módulo 4: Observações de planetas

Neste módulo iremos aprender vários conceitos relacionados com a observação de planetas a olho nu e por telescópios. O contexto de nosso módulo será a divulgação e popularização da Astronomia. Desse modo, também iremos refletir sobre a importância de ações para que vários conceitos e informações sobre Astronomia sejam acessíveis para o público, em geral. Observe neste vídeo as orientações sobre este módulo e caso tenha dúvidas faça suas perguntas comentando neste vídeo, em nossas redes sociais ou enviando um e-mail para profleandromoraes@hotmail.com.
O link do vídeo destas orientações é este: https://youtu.be/fWKxftqVVJE.


Conversa com convidados: A arte de divulgar e popularizar a Astronomia

A divulgação e a popularização da Astronomia são importantes, pois estabelecem um vínculo entre o público, em geral, e a Astronomia. Despertando nestas pessoas o interesse pelo conhecimento científico. Desse modo, nossa conversa da terça-feira, 09/02/2021, às 19h00, horário de Brasília, foi sobre a importância de divulgar e popularizar a Astronomia. Nosso convidado é o diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, que também é coautor dos livros "Astronomia: uma breve história" e "O mundo da Lua", este último a ser lançado no segundo semestre de 2021. Além disso, é coordenador da Comissão de Estudos Lunares da UBA (União Brasileira de Astronomia. Para Gilberto a Astronomia é um hobby levado à sério, à luz e ao rigor científico. Nosso convidado também trabalha na divulgação da Astronomia através de palestras em escolas e universidades da região. O Observatório de Astronomia de Patos de Minas é uma iniciativa privada e custeada por recursos próprios. O site deste observatório pode ser acessado pelo link: www.observatoriodumont.com.br
O link de nossa conversa é este: https://youtu.be/Ss0vP2zI-Us.


Conversa com convidados: Os desafios de jovens cientistas na divulgação do ASTROEM no Brasil - Pelos olhos da InSpace

Os desafios dos jovens cientistas na divulgação do ASTROEM no Brasil - Pelos olhos da InSpace - Conversa com convidados no dia 11/02/2021, às 18h00, horário de Brasília. O papel dos jovens na divulgação e popularização da Astronomia é muito importante, principalmente por darem continuidade aos esforços para que as pessoas aprendam Astronomia além dos muros das escolas. Sendo assim, tivemos como convidada a jovem Larittrix, que é astrônoma amadora desde os 10 anos de idade, quando fez a sua primeira descoberta científica através da pesquisa: O nome da primeira constelação que viu. Desde então, Larittrix é apaixonada e dedica seu tempo estudando Astronomia em cursos online e em projetos. Atualmente, também está desenvolvendo sua formação técnica profissionalizante em Administração, numa escola de Ensino Médio Integral, no interior do Ceará, onde também lidera um projeto de Astronomia. É ativa em diversos grupos de divulgação científica, dentre eles, a InSpace, um grupo de jovens divulgadores científicos compromissados e sérios que objetivam democratizar a Astronomia no Brasil com palestras voluntárias. Não perca esta oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por nossa convidada. O link para nossa conversa é este: https://youtu.be/uz89naGhEMY.


Encontro com os participantes - Módulo 4

Prezados participantes de nosso curso, no sábado, 13/02/2021, às 15h00, horário de Brasília, tivemos o nosso encontro com os participantes. O link para assistir a este encontro pelo Youtube é este: https://youtu.be/iO0dRpoSIho.


Tarefa: Todos contra as Fake News e concepções errôneas sobre a Astronomia 

Na divulgação ou popularização temos que tomar um cuidado especial com as Fake News e com as chamadas concepções alternativas, que são ideias do senso comum que nem sempre condizem com o conhecimento científico.

O professor Rodolfo Langhi analisa uma série de concepções alternativas em um de seus vários artigos científicos, Langhi (2011). Nossa tarefa da semana será escolher uma ou mais concepções alternativas (de preferência que ainda não foram escolhidas por outros participantes) e criar uma publicação para explicar, à luz da Ciência, os fenômenos ou temas abordados nestas concepções.

Para escolher as concepções alternativas, pedimos que acesse a página abaixo e comente com seu nome ao lado das concepções que irá escolher para que os outros participantes não as escolham. 

Concepções alternativas sobre Astronomia e respostas à luz da Ciência

Ao fazer a publicação nas redes sociais ou em nosso grupo no Facebook, os participantes enviaram o link e suas publicações foram inseridas ao final da página do módulo, no Boletim Informativo e na página criada sobre concepções alternativas. Se quiser participar, envie o link de sua publicação nos comentários ao final desta página. 

Recursos do Módulo 4 


O inverno é a estação mais seca e com os céus mais limpos do Rio de Janeiro. E mesmo que as noites de inverno sejam cheias de estrelas [...]


O que podemos observar?

A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros [...]


Como observar um planeta no céu - Muito fácil

Você tem dificuldades em localizar um planeta em meio a tantas estrelas? Neste vídeo, daremos quatro dicas que vão te [...]


Divulgação científica - Jornal da USP

Iniciativa de pesquisadores da USP de São Carlos pretende [...]


Educação não-formal e divulgação científica na área de Astronomia no Brasil. Caracterizando uma comunidade de práticas

Neste trabalho analisamos a presença da Astronomia na [...]


Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas via ambientes virtuais e espaços não formais de educação

Por diversas razões, as Ciências Exatas têm se mostrado como [...]


Fórum: Meus aprendizados no Módulo 4 

Neste fórum teremos a oportunidade de explicar aos demais colegas o que aprendemos no Módulo 4, o que mais gostamos (ou não) e o que achamos das publicações dos demais colegas. É uma oportunidade de deixarmos nossas opiniões e também comentarmos as publicações dos demais colegas.

Postagens dos participantes no Módulo 4: 


Antônio Germano, Céus do Centro-Oeste, 18/02/2021

As estrelas não são fixas no espaço, estão em constante movimento, mas devido [...]


Astronautas em G zero?

Flávio Augusto, Site do professor Flávio Neuenchwander, 16/02/2021

Uma visão errônea que muitos tem sobre o espaço é que, tudo que [...]


Mito. Ao meio-dia não há sombra, pois o Sol está a pino

Wilson Tatto, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 15/02/2021

Muitas são as publicações que apontam para a presença constante [...]


Vênus não é uma estrela!

Francisco Silvério, Padlet Mural das Estrelas, 14/02/2021

Em 1610, o Galileu Galilei (1564-1642), com ajuda [...]


Plutão deixou de existir, pois não é mais considerado planeta?

Estefanio Pontes, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 12/02/2021

Tombaugh, um jovem pesquisador contratado para realizar uma nova e abrangente pesquisa em busca [...]


Saturno é o único planeta que possui anéis?

Rafaela Botelho, Site Física Conectada, 11/02/2021

Um anel planetário é um anel formado de poeira [...]


Fake news e concepções errôneas sobre a Astronomia

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 11/02/2021

A luz e o calor provenientes da estrela do nosso Sistema Solar, o [...]


Sincronização entre os movimentos de rotação e translação da Lua

Uagner Ferreira, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook, 10/02/2021

A Lua possui sim, movimento de rotação. O fato de [...]


16 - As estações do ano ocorrem devido à variação da distância da Terra em relação ao Sol [...] ?

Vanessa Medeiros, Grupo do cMOOC Astronomia Visual no Facebook , 10/02/2021

Escolha uma ou mais concepções alternativas , analisadas por [...]


59 - O homem não esteve, de fato, na Lua?

Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 08/02/2021

Existem muitas pessoas que não acreditam que [...]


Diferença entre observatório e planetário

Eneida Pereira, Perfil do Facebook de Eneida Pereira, 08/02/2021

Estes espaços são bem diferentes um do outro [...]


Pesquisa sobre a observação de planetas

Emerson Souza, Site Brasil Escola, 08/02/2021

O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente [...]


Todos contra as Fake News sobre Astronomia

Emerson Souza, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 08/02/2021

A Astronomia é uma ciência natural multidisciplinar que busca [...]


Movimentos que a Terra faz

Eneida Pereira, Perfil do Facebook de Eneida Pereira, 08/02/2021

Vocês sabiam que a Terra faz mais 3 movimentos [...]


Nos pólos a noite e o dia duram seis meses cada um

Carolina Soares, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 06/02/2021

Quando é verão no Hemisfério Norte, o Sol nunca se põe no [...]


O Sol sempre nasce à Leste? Item 1

Elisa Sesana, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 06/02/2021

01 - O Sol sempre nasce no ponto cardeal Leste e seu ocaso [...]


Marés item 19

Elisa Sesana, Grupo no Facebook cMOOC Astronomia Visual, 06/02/2021

19 - A maré alta e a maré baixa acontecem em pontos [...]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.