Módulo 0: O que eu já sei de Astronomia?

 


Título: Via Láctea
Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/913321. Acesso em 04/04/2021.


Resumo


Seja bem-vindo ao mundo da Astronomia. Quando alguém nos fala sobre Astronomia, geralmente ficamos preocupados com a grande quantidade de informações que ainda não sabemos. Mas já conhecemos muitos conceitos de Astronomia bem antes de entrarmos em uma escola. Desse modo, o nosso primeiro contato neste curso será para refletirmos sobre o que já sabemos e para aprendermos cada vez mais. 

Sinopse

Os alunos que estudam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, seus professores e todos aqueles que são curiosos com o mundo astronômico se preocupam com a grande quantidade de informações e conceitos sobre Astronomia.

Não se preocupe tanto com o que você ainda não sabe, é sempre importante partirmos daquilo que já conhecemos e aprendermos com nossos erros, achismos e concepções alternativas, para encontrarmos as verdadeiras causas dos fenômenos e conceitos estudados. 

Neste curso iremos abordar vários conceitos e começar a organizar nossos conhecimentos astronômicos para aprendermos cada vez mais e de forma organizada.

Desde o início da humanidade o ser humano busca respostas para a nossa origem e destino, se interessa pelos fenômenos do céu e muitas vezes não sabe como ocorrem. Nem por isso desiste de buscar o conhecimento e é isso que iremos fazer neste curso. Buscar as verdadeiras causas dos fenômenos astronômicos.

Faça uma reflexão sobre o que fez com que você se encantasse pela Astronomia. Quem ou o que te inspirou a se apaixonar por esta ciência e o que você já sabe sobre Astronomia.

Após esta reflexão, responda para si mesmo: eu já sei os principais conceitos da Astronomia Básica? Já sei como ocorrem as estações do ano, fases da Lua, eclipses, duração do dia e da noite durante o ano, analema, Sol da meia-noite, trânsito de planetas, coordenadas cartesianas e demais coordenadas usadas na Astronomia, ponto vernal, ponto gama e outros conceitos?

Acredito que você já ouviu falar de muitos destes conceitos. Desse modo, você é nosso convidado especial para aprender, com calma e organização todos estes e demais conceitos que serão muito importantes para o aprendizado, estudo e amor pela Astronomia.

Este é um módulo reflexivo, no qual você irá começar a compreender que a teoria de aprendizado que iremos usar, o Conectivismo, apresenta vários conceitos interessantes, em especial, as conexões entre as pessoas. Por isto, é muito importante que você aprenda e ensine com os demais participantes, para que todos possamos aumentar nossa gama de conhecimentos.

Seja bem-vindo ao nosso curso e se apaixone pela Astronomia, pelo aprendizado e pela Ciência, pois se você já está participando do curso é porque se interessa por estas questões e já está no caminho certo.

Orientações sobre o Módulo 0

Neste módulo teremos a oportunidade de conhecer a metodologia utilizada no curso, o blog e várias atividades já realizadas na ReCoAstro, como o cMOOC Astronomia Visual. Após analisar e visitar todas as páginas do blog, veja o vídeo abaixo com sobre o Módulo 0:


Live de inauguração do curso

Nesta live são apresentados exemplos e orientações sobre o Módulo 0 e todo o nosso curso. Caso você ainda não tenha assistido nossa live, assista para conhecer a organização de nosso curso.



Live sobre o dia "internacional" da Astronomia

Nesta live aprendemos sobre as datas comemorativas da Astronomia no Brasil e no mundo e também sobre a importância desta ciência em nossas vidas.

 

Live Desafios da divulgação da Astronomia em países em desenvolvimento

Tivemos a grande oportunidade de aprender sobre o sistema educacional de Moçambique e a divulgação da Astronomia com o divulgador científico e astrônomo amador Edson Jequecene.



Tarefa do Módulo 0

Acesse nosso blog, leia os conteúdos já disponíveis e, principalmente, os conteúdos do cMOOC Astronomia Visual e sua estrutura. Veja que metodologia interessante que iremos usar. Após este primeiro contato com nosso blog, leia o conteúdo presente nesta página do Módulo 0 e faça uma publicação em qualquer rede social escrevendo sobre o que já aprendeu de Astronomia e o que deseja aprender. 

Seja criativo, faça algum vídeo, texto, publique alguma imagem, o que desejar. Depois copie o link e cole ao final desta página nos comentários. Acesse as publicações dos comente para interagir e valorizar o trabalho de cada participante. 

Sua publicação deve ser feita em um ambiente público na Internet para que todos possam vê-la. Caso publique em seu perfil privado e que é restrito para amigos, os participantes podem não ver a publicação. Uma sugestão é o uso de nosso grupo no Facebook para as publicações.

Recursos do Módulo 0

Acesse os materiais deste curso para aprender cada vez mais e conhecer o método de aprendizado que iremos utilizar.

Conheça a teoria de aprendizado que usamos em nossos cursos.

Veja que vídeo interessante sobre a criação de blogs. Veja no Boletim Informativo do cMOOC Astronomia Visual como vários participantes usaram os blogs para as tarefas.

Veja que vídeo interessante sobre a criação de sites. Veja no Boletim Informativo do cMOOC Astronomia Visual como vários participantes usaram os sites para as tarefas.


Postagens dos participantes sobre o Módulo 0


Beatriz Strassacapa, Flávio Neuenschwander, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 17/06/2021 

Eu comecei a me interessar por Astronomia no [...]


Valéria Alves, Site Astronomia - Valéria Alves, 05/06/2021

Meu primeiro contato com a Astronomia, foi no [...]


Flávio Neuenschwander, Perfil no Facebook de Flávio Neuenschwander, 31/05/2021

Durante o cMOOC pude aprender muito, principalmente [...]


O início

Claudionei Santos, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 21/05/2021

Meu primeiro contato com a Astronomia [...]


Meus conhecimentos de Astronomia

Orton Marcos, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 08/05/2021

Não sou uma biblioteca em se dizendo de astronomia e me considero saber pouco e ter muito [...] 


Módulo 0

Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 26/04/2021

Comecei a me encantar pela Astronomia desde menina. Uma [...]


Fotografia O que é Astronomia?

Willian Marques, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 20/04/2021

O que é Astronomia? A Astronomia é a ciência que estuda o [...] 


George Sanguineto, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 13/04/2021

O Universo é fascinante, se pudéssemos o exploraríamos por [...]


Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 10/04/2021

A Astronomia me encanta pelo grande mistério que a [...]


Vanessa Medeiros, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 10/04/2021

Dentre as inúmeras maravilhas de ser professora, a que mais [...]


Gabriel Roberto da Silva, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 08/04/2021

Sempre gostei muito de coisas sobre o espaço, gostava de ficar [...] 


Cristina Muller, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 08/04/2021

Sou professora de ciências do ensino fundamental II, trabalho com [...]


Emerson Souza, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 04/04/2021

Boa noite meus colegas do Curso Internacional [...]


Elisa Sesana, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 04/04/2021

No curso #cmoocastrovisual, dentre diversos outros [...]


Leandro Moraes, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 04/04/2021

Prezados participantes do Curso Internacional de Astronomia [...] 

11 comentários:

Unknown disse...

boa noite
eu amprendi sobre astronomia muito e ainda falta muito e vamos aprender mais com este novo curso

Nome disse...

Boa noite. Não pude acompanhar o outro curso mas este consegui iniciar! Tenho muito interesse em aprender sobre astronomia! Acho que vai ser muito boa esta experiência. Um abraço para todos!

Carlos Alberto Morais Pellat disse...

[Carlos Alberto Morais Pellat]
Quando verificares a minha inscrição (me escrevi com e-mail diferente do que estou enviando aqui o comentário), pode me colocar nos grupos de WhatsApp e Telegram.
Sempre tive interesse sobre a Astronomia (participo de vários grupos sobre Astronomia) e estou interessado em iniciar e aumentar o conhecimento sobre o assunto. Abraços à todos.

Carlos Alberto Morais Pellat disse...

Para não aparecer como Unknown, ative seu perfil e habilite para visualização no Blogger... Meu comentários acima aconteceu porque eu não estava ativo.

Unknown disse...

Bom dia meus colegas do curso de astronomia internacional básico,sou Emerson Souza.o que falar sobre astronomia, bom este e um estudo que abrange várias matérias e com um ensinamento amplo e complexo em toda a matéria, eu aprendi muito sobre como indendificar as constelações as nebulosas e suas composições e também olhar para o céu com mais atenção e dedicação, pois mesmo apaixonado pelo universo desde adolescente não tinha base em ver com esta visão depois do curso, estamos aprendendo cada dia mais e vou continuar sempre pois o aprendizado e constante todos os dias, esta é minha visão geral do que aprendemos e vamos aprender, para a primeira tarefa do módulo 0, vamos iniciar com belas imagens da nossa lua hoje aqui no sul do país as 07:43 hs usando um telescópio jhoyer 350×65mm ocular de 25mm com suporte para celular universal e usando um celular sansung s10, espero que gostem destas fotos pois estamos aprendendo cada dia mais.
https://www.facebook.com/109075021261764/posts/118433123659287/?sfnsn=wiwspmo

Sayonara disse...

Sayonara Aparecida. Boa noite! Fiz o curso CMooc Internacional com o Prof. Leandro e me apaixonei. Curso excelente. Estou eu aqui de novo para poder aprender e reforçar meu conhecimento sobre astronomia. " Só sei que nada sei".

Raquel Alves Trindade disse...

[RAQUEL ALVES TRINDADE]Boa tarde!! eu conheço um pouco de astronomia, estudo e procuro pesquisar muito sobre o que ela retrata, porém conhecimento nunca é demais!

Naiagry Paula de Fraga disse...

Claro que sabemos a famosa frase clichê e história que a astronomia é a mais antiga das ciências que temos conhecimento e que desperta interesse... Mais para elém disso, a astronomia desperta interesse pelo falo de apresar de ser a mais antiga das ciências, pouco sabemos sobre ela, e cada dia mais é produzido novas tecnologias que exploram essa ciência e cria novas áreas de estudo e nos perdemos na grande gama de informações... Cada dia surgem novas informações seja uma nova estrela encontrada, seja que no planeta KJLI55555 tem exoplanetas, ou que foi descoberto fosfina nas crateras em Vênus, fatos estes despertam nosso imaginário nos faz querer entender e se aprofundar

Flávio Neuenschwander disse...

Durante o CMOOC pude parender muito, principalmente com meus colegas que já atuam na área obcervacional, tanto proficional quanto amador, quanto as detalhes da instrumentação e dos resultados. E gostaria de neste e nos próximos cursos aprender tudo o que for possível, pois neste sistema a gama de conhecimentos é bem vasta.

Anônimo disse...

Durante o CMOOC pude aprender muito, principalmente com meus colegas que já atuam na área.

Unknown disse...

Astronomia é a ferramenta que vai me ajudar nos conhecimentos da próxima Faculdade de física ..

Tecnologia do Blogger.