Módulo 4: Movimentos da Lua

  Título: Lua

Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1446279Acesso em 03/05/2021.


Resumo


A Lua motiva músicas, poesias, histórias, mitos e vários outros exercícios para a mente humana. Desse modo, nosso satélite natural é admirado desde o início da observação humana para os fenômenos celeste. Vamos aprender sobre seus movimentos e várias curiosidades neste módulo.

Sinopse

A Lua é nosso satélite natural e está em sintonia com o planeta Terra através do movimento de translação em torno do Sol. A Lua possui um ciclo, a lunação, com suas fases que duram cerca de uma semana.

Além da lunação temos os eclipses lunares e solares que são causados pelo alinhamento aparente entre a Terra, a Lua e o Sol. Através da observação dos eclipses a humanidade criou diversos mitos e até mesmo existiram sacrifícios para que os deuses ou monstros devolvessem a Lua ou o Sol para nós.

Por ser o astro mais brilhante do céu noturno, a Lua é facilmente visível e até mesmo crateras e montanhas são vistas a olho nu, despertando a curiosidade sobre as possíveis imagens que podem aparecer em sua superfície.

Atualmente várias missões espaciais, sondas e diversas pesquisas utilizam a Lua como objeto de análise e estamos descobrindo a cada dia mais informações sobre nosso satélite.

É através do estudo dos movimentos lunares que podemos compreender melhor a importância de nosso satélite para a vida na Terra. Dentre os fenômenos relacionados com a Lua podemos citar as marés que são importantes para a dinâmica do planeta.

Aprenda com cada recurso, orientação, vídeos e demais oportunidades de conhecer nossa Lua e se apaixonar por histórias encantadores do satélite natural que motiva a humanidade a sonhar com novos locais para explorar.

Orientações sobre o Módulo 4

Em nosso Módulo 4 vamos estudar a Lua e fenômenos relacionados. Vamos também conhecer mitos e histórias relacionadas com nosso satélite natural e muito mais. Veja no vídeo abaixo orientações sobre este módulo e aprenda cada vez mais:


      


Live: Movimentos da Lua

Nesta live tivemos a oportunidade de conhecer vários movimentos da Lua e fenômenos relacionados através de simulações e diversos recursos. Também utilizamos exemplos práticos que complementam nosso Módulo 4.

        



Tarefa do Módulo 4

A Lua desperta a imaginação de muitas pessoas, em especial, dos artistas. Sendo assim, após acessar os recursos do Módulo 4 e aprender sobre conceitos relacionados com a Lua, pesquise uma música ou poesia que fale sobre a Lua.

Após selecionar esta música ou poesia, analise se o autor explicou corretamente os fenômenos relacionados com a Lua e, caso contrário, explique os erros conceituais encontrados. Depois faça uma publicação com esta música ou poesia e explique o que achou de analisá-la em relação aos fenômenos que aprendeu. Por fim, envie o link da publicação nos comentários ao final desta página.


Recursos do Módulo 4

Neste livro Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva apresentam vários conceitos importantes de Astronomia. No capítulo 8 existem várias explicações relacionadas com o nosso Módulo 4.

As fases da Lua
Nesta página você acessa conceitos interessantes sobre as fases da Lua. 

Calendário lunar 2021
Veja neste calendário lunar as relações entre as semanas, meses e as fases da Lua. 


Simulador das fases da Lua
Simular nos permite analisar várias situações e este simulador das fases da Lua apresenta detalhes sobre cada fase, confira.


A formação da Lua
Veja nesta página teorias sobre a formação da Lua. É muito interessante analisar a origem de corpos celestes, em especial, nosso satélite natural. 


Apresentação de slides da live do módulo

Aproveite para rever a live do Módulo 4 sobre os movimentos da Lua e clique nos vários links para aprender cada vez mais.  


Postagens sobre o Módulo 4


Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 22/06/2021

Como professora da Fundamental I, sempre [...]


Valéria Alves, Site Astronomia - Valéria Alves, 08/06/2021

Essa poesia de Saulo Pessato, apresenta [...]


Flávio Neuenschwander, Perfil no Facebook de Flávio Neuenschwander, 31/05/2021

A musica “Blue Moon” de Frank Sinatra tem alguma conexão com [...]


Tarefa do Módulo 4: Luar do sertão

Vanessa Medeiros, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 16/05/2021

Não há, oh gente oh não, Luar Como este do sertão [...] 


No mundo da Lua

Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 15/05/2021

A Lua desperta a imaginação de muitas pessoas, em especial, dos [...]


Poemas sobre a Lua

Claudionei Santos, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 12/05/2021

Em cada pequeno pedaço de mim existe a Lua ... [...]


Módulo 4

Willian Marques, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 12/05/2021

Do ponto de vista de um observador, uma superlua é cerca de [...]




Cristina Müller, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 04/05/2021

Seguem abaixo os poemas e análise sobre a descrição que [...]


Emerson Souza, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 03/05/2021

Equipamento telescópio [...]


Um comentário:

Anônimo disse...

É através do estudo dos movimentos lunares que podemos compreender melhor a importância de nosso satélite para a vida na Terra.

Tecnologia do Blogger.