Módulo 5: Movimentos dos planetas

 

  Título: Planetas



Resumo


O fascínio pelo homem para a Lua e o Sol fizeram com que várias teorias, mitos, achismos e outras explicações fossem feitas para o movimento de pequenos pontos errantes no céu. Neste módulo iremos aprender sobre os planetas e seus movimentos através de vários recursos.

Sinopse

A observação celeste nos permite analisar movimentos cíclicos no céu. Já observamos nos módulos anteriores que o Sol possui movimentos aparentes perceptíveis e cíclicos durante o ano e também vimos que a Lua possui movimentos que se repetem durante o mês. Porém, existem alguns pontos luminosos no céu que não obedecem a estes movimentos.

Embora o Sol e a Lua possuam movimentos que se repetem durante o ano e o mês, algumas "estrelas" não são fixas na abóbada celeste e também não se movimentam de oeste para leste durante o ano.

Estes astros errantes são vistos no céu se movimentando durante o passar do tempo e o movimento retrógrado, como de Marte, durante algumas épocas intrigou muitas pessoas durante a história da humanidade. 

Através da busca por respostas sobre o movimento dos planetas Aristarco, Copérnico e demais entusiastas apresentaram modelos que tentaram explicar o movimento dos planetas.

Neste módulo iremos aprender sobre estes modelos, o movimento dos planetas e a dinâmica do sistema solar. Iremos aprender a observar os cinco planetas visíveis a olho nu e também iremos desvendar vários mistérios relacionados com os planetas.

Orientações sobre o Módulo 5

Neste módulo estamos estudando sobre o movimento dos planetas e é importante que os participantes assistam as orientações abaixo relacionadas com nosso Módulo 5.


Live: Movimentos dos planetas

Nesta live tivemos a oportunidade de aprender sobre os movimentos dos planetas. Como esta live está relacionada com nosso módulo 5, é muito importante que assista a live para aprender cada vez mais.



Tarefa do Módulo 5

O movimento dos planetas no céu despertou a curiosidade humana desde os primórdios da curiosidade sobre o céu. Como alguns pontinhos luminosos possuíam um movimento diferente dos outros? Qual a causa deste movimento? Por que alguns pontinhos voltam para trás em algumas épocas do ano?

Todas essas perguntas originaram diversas lendas e vários mitos sobre os planetas. Desse modo, em nossa tarefa do Módulo 5 os participantes do curso irão investigar uma lenda ou um mito sobre um dos planetas e publicar, com suas palavras, o que entendeu.

Pode ser utilizado um vídeo, fotografias, imagens e o que mais sua imaginação quiser. Após a publicação em qualquer rede social, copie o link e envie nos comentários ao final desta página do curso. É importante que esta publicação esteja em um ambiente público, ao qual qualquer pessoa possa acessar.


Recursos do Módulo 5

Neste livro Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva apresentam vários conceitos importantes de Astronomia. No capítulo 9 existem várias explicações relacionadas com o nosso Módulo 5.


Aprenda a identificar os planetas olhando para o céu, observe as características do movimento de cada planeta. 

Nesta página temos a oportunidade de observar o movimento retrógrado dos planetas, veja que interessante.
 

Neste texto podemos analisar o movimento dos planetas com vários detalhes.
 

Neste vídeo observamos o movimento dos planetas, vale a pena assistir.

Nesta apresentação temos a oportunidade de aprender mais sobre nosso módulo 5. Esta apresentação foi utilizada na live: Movimentos dos planetas, acesse e revise. 


Postagens sobre o Módulo 5

Marily Orsolon, Padlet Astronomia e Astronáutica, 23/06/2021

Saturno é um dos cinco planetas conhecidos desde os [...]


Valéria Alves, Site Astronomia - Valéria Alves, 08/06/2021

Destaco para esse módulo e atividade em específico [...]


Flávio Neuenschwander, Perfil no Facebook de Flávio Neuenschwander, 31/05/2021

Um dos principais mitos que gosto de observar é o mito [...]


Sara Tomaz, Blog Mistérios da Astronomia, 22/05/2021

Os nomes de origem grega dos planetas são: Hermes, Afrodite, [...]


Claudionei Santos, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 19/05/2021

Tudo começou com uma disputa pelo controle do universo entre Cronus [...]


Vanessa Medeiros, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 16/05/2021

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Por isso, há [...]


Módulo 5

Willian Marques, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 12/05/2021

Para os caldeus, Vênus e Afrodite tinham semelhanças com [...]


Tarefa do módulo 5

Cristina Haack Muller, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 11/05/2021

O planeta mais brilhoso do céu noturno, sendo possível visualizar a [...]


Movimentos dos planetas e a importância da mitologia

Emerson Souza, Grupo da ReCoAstro no Facebook, 10/05/2021

Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar [...]

Um comentário:

Anônimo disse...

Pude perceber que o movimento dos planetas no céu me despertou a curiosidade humana desde os primórdios da curiosidade sobre o céu. Como alguns pontinhos luminosos possuíam um movimento diferente.

Tecnologia do Blogger.