Módulo 6: O futuro da observação astronômica



Fonte: Event Horizont Telescope Collaboration et al. / NASA
 Link: https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/blackhole.png

Resumo

Nesta semana vamos refletir sobre o futuro da observação astronômica e iremos discutir sobre o papel da Astronomia profissional em busca de respostas sobre nossas perguntas mais desafiadoras sobre o Universo. Vamos juntos compartilhar nossos conhecimentos, anseios e expectativas sobre o futuro da observação astronômica.

Sinopse

A evolução da observação astronômica é notável. A poucos anos não tínhamos a tecnologia que auxilia na observação de fenômenos e corpos celestes cada vez mais distantes. O telescópio espacial Hubble, por exemplo, é um dos grandes avanços da observação, pois conseguimos obter informações de objetos muito distantes sem os problemas que ocorrem com os telescópios localizados na Terra, como a interferência da atmosfera, por exemplo.

A imagem inicial de nosso módulo representa a evolução da observação astronômica, através da visualização de um buraco negro. Imagine o que nos espera nos próximos anos? Até quão distante poderemos observar? Será que iremos conseguir observar detalhadamente exoplanetas, suas atmosferas e, quem sabe, até mais detalhes sobre o interior destes mundos?

Qual o papel da Astronomia nas grandes questões atuais e futuras? Observamos uma aproximação cada vez mais evidente entre a Astronomia e outras ciências. Já temos a Astrofísica, a Astrobiologia, a Astroquímica, a Astrogeologia, dentre outras. O conhecimento humano necessita de uma quantidade enorme de informações e as conexões entre várias áreas do conhecimento permitem que possamos analisar os problemas atuais e futuros com várias visões.

No Conectivismo aprendemos que atualmente precisamos aprender a nos conectar para buscarmos o conhecimento neste fluxo rápido de informações. Desse modo, o conhecimento científico também deve se adequar a este fluxo e realizar conexões eficientes entre várias áreas.

O futuro da Astronomia pode estar escrito nas estrelas, galáxias, buracos negros,..., porém os seres humanos estão a cada dia descobrindo novas maneiras de descobrir os mistérios que rondam nossa existência. Vamos juntos aprender através do aprendizado social em rede.            

Orientações sobre o Módulo 6: O futuro da observação astronômica

Parabéns !!! Você chegou ao último módulo e lhe agradecemos pela confiança e empenho.

Neste módulo estamos estudando sobre o futuro da observação astronômica e teremos várias informações importantes para que possamos refletir e aprender cada vez mais. Sendo assim, lhe orientamos a ler o resumo e a sinopse de nosso módulo, assistir ao vídeo abaixo, participar da conversa com o nosso convidado do módulo, participar da Rede Conectivista de Astronomia - ReCoAstro, acessar os recursos, fazer as tarefas, participar dos fóruns e concluir possíveis atividades pendentes nos módulos anteriores. 

Não esqueça de comentar nas publicações dos demais participantes e criar e/ou fortalecer redes de conexões. É necessário continuarmos nossas redes e conexões para que possamos aprender juntos cada vez mais. Por isto, estamos inaugurando a ReCoAstro e iremos manter todas as nossas redes sociais ativas para que as conexões continuem, mesmo após o término de nosso curso.

Desse modo, assista ao vídeo abaixo e caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários.
O link do vídeo de orientações é este:


Conversa com convidados: Os limites da observação astronômica

Na terça-feira, 23/02/2021, às 19h00, horário de Brasília, o curso internacional cMOOC Astronomia Visual recebeu o professor doutor em Astrofísica Estelar Antônio Carlos Miranda para conversarmos sobre os limites da observação astronômica, os próximos passos da Astronomia em busca de respostas nos limites do Universo “visível” e o que podemos esperar das novas descobertas desta incrível ciência. Além de conversarmos sobre o presente e o futuro da Astronomia, também tivemos a oportunidade de conhecer o projeto Desvendando o Céu Austral coordenado pelo professor Antônio em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Aproveite e siga este projeto no Facebook, Instagram e Youtube.

O link de nossa live é este: https://youtu.be/zhjFvAY1K4U.


ReCoAstro - Rede Conectivista de Astronomia

Imagine participar de uma rede de aprendizado sobre Astronomia que favoreça as conexões entre os participantes? Imagine divulgar o seu canal do Youtube, site, blog, projetos e atividades para pessoas do Brasil e do mundo? Você já pensou nas possibilidades de aprendizado se conectando com outras pessoas com diferentes níveis de escolaridade? A ReCoAstro é uma rede de aprendizado de Astronomia que obedece aos princípios do Conectivismo e valoriza cada participante, independente de seu nível de escolaridade. Desse modo, na quinta-feira, 25/02/2021, às 19h00, horário de Brasília, conhecemos esta iniciativa, proposta através dos ótimos resultados que obtivemos no primeiro MOOC conectivista sobre Astronomia do Brasil. Veja nossa live e conheça esta rede que irá revolucionar nossa compreensão sobre o aprendizado social em rede.
O link de nossa live é este: https://youtu.be/ZZe77onXe8U.


Cerimônia de "encerramento" do cMOOC Astronomia Visual

O curso internacional gratuito cMOOC Astronomia Visual fez história. Se tornou o primeiro MOOC conectivista de Astronomia do Brasil e contou com a presença de centenas de participantes de doze países diferentes. É com muito orgulho que iremos apresentar os principais resultados de nosso curso através de uma cerimônia de "encerramento". Isto mesmo, encerramento entre aspas, pois a ideia de um curso conectivista é ser um pontapé inicial para a criação de uma comunidade de aprendizado. Esta comunidade já temos, que é a ReCoAstro. Que teve a sua inauguração na quinta-feira, 25/02/2021, às 19h00, horário de Brasília, pelo link: https://youtu.be/ZZe77onXe8U.

A nossa cerimônia de "encerramento" do cMOOC Astronomia Visual foi na sexta-feira, 26/01/2021, às 19h00, horário de Brasília e o link para assistir esta cerimônia é este: https://youtu.be/uegQXPxLlZo


Encontro com os participantes - Módulo 6

Em nosso Módulo 6 tivemos a oportunidade de refletir sobre o futuro da observação astronômica. Também aprendemos sobre a importância da Astronomia profissional e as conexões da Astronomia com outras ciências. Além disso, este foi nosso último módulo e foi muito importante que nossos participantes apresentassem suas dúvidas, sugestões, críticas e demais contribuições para "finalizarmos" o nosso curso. Sendo assim, todos os nossos participantes foram convidados para o nosso encontro e puderam participar pelo Google Meet, solicitando o link por e-mail, ou enviando uma mensagem no privado para o professor Leandro Moraes. Caso queira assistir pelo Youtube, o link é este: https://youtu.be/xXj-2u6-X7s.


Tarefa: Perspectivas sobre o curso

O nosso último módulo apresenta diversos detalhes sobre o futuro da observação astronômica. Além disso, podemos observar que na educação também existem várias mudanças, como a educação aberta e o uso de MOOCs para o aprendizado.

Sendo assim, a tarefa do Módulo 6 será a elaboração de uma publicação, com suas próprias palavras, sobre o que você aprendeu em nosso curso e o que espera da educação nos próximos anos, suas expectativas com as redes de aprendizado, como a ReCoAstro, por exemplo, e o que irá fazer após o nosso curso. Seja criativo e faça um texto com suas próprias palavras, com fotos, vídeos e outros recursos que quiser.

Depois de publicar em qualquer rede social, nos envie o link de sua postagem nos comentários abaixo. Se possível, use a hashtag #cmoocastrovisual para que mais pessoas vejam a sua publicação.

Recursos do Módulo 6


Para a comunidade científica e entusiastas da ciência, a revelação da primeira imagem real de um buraco negro foi recebida com [...]


Gemini e o futuro da Astronomia

Esse é um pedido de colaboração à Comunidade Astronômica Brasileira, feito pelo [...]


Satélites da SpaceX prejudicam observação astronômica

Nós podemos não ter notado, mas astrônomos e astrofotógrafos afirmam [...]


Direito espacial é destaque na Semana Mundial do Espaço

Quem chegou na Lua primeiro seria o dono dela? No caso de alguma [...]


A primeira imagem de Marte do robô Perseverance, da Nasa

Tem novidade no chão de Marte: o robô Perseverance, da agência [...]


Projeto Desvendando o Céu Austral

Projeto coordenado pelo professor Antônio Carlos Miranda, convidado do Módulo 6 de nosso curso. Siga este projeto também no Instagram e no Youtube [...]


Fórum: Minhas conclusões sobre o curso cMOOC Astronomia Visual

Neste último fórum iremos refletir sobre o que aprendemos no Módulo 6 e sobre o curso, em geral. É o momento de darmos as nossas opiniões sobre o Conectivismo, cMOOCs e a aprendizagem social em rede. Você já tinha feito algum curso parecido com este? Qual foi a sua experiência com o curso? Aproveite e escreva o que achar interessante, deixando seu recado e opinião para todos. Aproveite e comente as respostas dos demais participantes. 

Postagens dos participantes sobre o Módulo 6

Neste espaço serão inseridas as postagens dos nossos participantes sobre o Módulo 6.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.